
Em comunicação divulgada nessa semana, o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) informa que o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino retomou, na noite de 8 de abril, a capacidade operacional de conduzir voos noturnos de ASW (guerra anti-submarina) assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN).
A atividade marca o retorno de uma importante capacidade da Aviação Naval, ampliando a flexibilidade e o alcance das ações de vigilância e ataque a ameaças submarinas em ambiente noturno e de baixa visibilidade.
Segundo informou o Comando da Força Aeronaval, a retomada foi possível após a realização de dois voos de requalificação, nos quais foram requalificados dois pilotos e quatro operadores de sensores. As missões seguiram rigorosos padrões de segurança e planejamento, sendo conduzidas em ambiente controlado após a execução de voos preparatórios no Simulador Tático Operacional (TOFT).
As operações envolveram procedimentos específicos de detecção, acompanhamento e ataque a contatos submarinos simulados, utilizando os sistemas embarcados de missão, mesmo sob as limitações visuais impostas pelo uso de OVN.
A aptidão para operar em cenários noturnos com OVN potencializa o emprego do vetor em operações reais, ampliando a capacidade de resposta da Marinha do Brasil frente a ameaças submarinas a qualquer momento.
A requalificação bem-sucedida dos militares envolvidos representa mais um o na consolidação da doutrina ASW, contribuindo para a letalidade da Esquadra e a proteção da Amazônia Azul.
Leia mais: