
A Avianca está implementando o Sistema Braille em suas aeronaves como parte do programa “Avianca ível”, com o objetivo de permitir que todos os ageiros viajem com conforto e condições adequadas, independentemente de suas necessidades especiais, reportou o Aviacionline.
Este sistema estará localizado em pontos-chave da aeronave, incluindo assentos, o a banheiros e portas de emergência. Atualmente, a empresa já equipou três de suas aeronaves com esse sistema e planeja aumentar esse número num futuro próximo.
O programa “Avianca ível” tem como foco identificar e eliminar as barreiras que os viajantes com deficiência visual enfrentam. Isto é conseguido através da sensibilização, formação das equipas operacionais e melhoria de processos, aproveitando a tecnologia disponível.

Michael Swiatek, Diretor de Estratégia e Planejamento da Avianca, afirmou: “Ouvimos os nossos viajantes e estamos empenhados em prestar-lhes um serviço humano e empático, especialmente às pessoas com deficiência ou necessidades especiais.”
“Conscientizar e capacitar nossa gente são as principais ferramentas para ajudar essas pessoas, desta forma demonstramos que somos uma companhia aérea para todos. Nosso objetivo será sempre proporcionar uma experiência ível e inclusiva, fazendo parte da solução e abrindo novos caminhos para que cada vez mais pessoas possam voar”, acrescentou.
O Instituto Nacional para Cegos (INCI) associou-se a esta iniciativa e visitou as instalações da Avianca para conhecer mais sobre o programa “Avianca ível” e experimentar a primeira aeronave equipada com Braille.
Carlos Parra Dussan, diretor do INCI, disse: “No INCI celebramos estas iniciativas de ibilidade para pessoas cegas; a sinalização em Braille nos permitirá desfrutar de um voo mais confortável, com maior autonomia e independência. Encontrar nosso sistema de leitura nesses espaços é um grande o em direção à inclusão.”