
O Airbus A320 da companhia aérea russa Ural Airlines, que pousou num campo de trigo em setembro de 2023, começou a ser desmontado, um ano após seu último voo. 2p3m3g
A aeronave fazia um voo de rotina da cidade russa de Sochi para Omsk, quando os pilotos do A320, registrado sob a matrícula RA-73805, decidiram fazer um pouso de emergência em um campo de trigo de um agricultor após enfrentarem um problema técnico no sistema hidráulico da aeronave, seguido de uma falta de combustível.
Devido aos problemas hidráulicos, o comandante temia que os freios da aeronave não fossem eficazes na pista mais curta em Omsk. Ele então solicitou um desvio para um aeroporto alternativo em Novosibirsk, mas a aeronave consumiu mais combustível do que o previsto. Preocupados de que a aeronave ficasse sem combustível, os pilotos optaram por pousar a aeronave no campo.
O pouso foi perfeito e todos os 159 ageiros, incluindo 23 crianças e seis membros da tripulação, evacuaram a aeronave sem incidentes usando as escorregadeiras de emergência. Desde então, a Ural Airlines tinha mantido a aeronave no campo, e foi até mesmo considerado retirar o avião de lá voando, construindo uma pista temporária, mas isso acabou sendo descartado.
Agora, um ano após o acidente, o avião finalmente começou a ser desmontado, com a remoção dos assentos já iniciada, além de outros componentes. É esperado que várias peças sejam reutilizadas em outras aeronaves A320 da companhia, principalmente pelo fato das sanções impostas pelos EUA e Europa impedirem a importação de componentes novos da Airbus.
Esse trabalho de desmontagem só terminará em dezembro, pouco antes da chegada das primeiras nevascas na região.
🔴 Ural Airlines has started dismantling the A320 (RA-73805) that landed in a wheat field near Novosibirsk on September 12, 2023. Parts will undergo testing, repair, or disposal. The project is expected to be completed by December 2024. #Airways #News pic.twitter.com/N37FVTVwJ8
— Airways Magazine (@airwaysmagazine) September 6, 2024