Um dos mais exóticos aviões do mundo, fará uma missão intercontinental para transportar helicópteros em seu interior. 2u45

O Airbus Beluga, apelido do jato do modelo A300-600ST (de Super Transporter), voltará a transportar helicópteros após anos levando apenas peças de avião em seu interior. Essa também será uma nova missão para o jato, que foi recentemente substituído pelo, mais moderno, Beluga XL, baseado no Airbus A330.
O avião, que tem uma grande ‘cabeça’ e que lembra a Baleia Beluga (Delphinapterus leucas), daí seu apelido, foi concebido e utilizado para transportar peças de outros aviões da Airbus, como o A330, A350 e o gigante A380, o maior avião de ageiros do mundo, levando-as das áreas de produção até as plantas de montagem final das aeronaves.
Com a chegada do substituto, o A300-600ST será o “pau para toda obra” da Airbus, fazendo serviços para qual não tinha tempo, como o transporte de helicópteros.
No ado, o Beluga já transportou o helicóptero NH-90, fabricado pela própria Airbus, e também fez demonstrações de capacidade de transporte com o também o militar Sikorsky CH-53G Stallion, como mostra a rara filmagem acima.
Agora, o “avião-baleia” será utilizado para levar helicópteros da Airbus para o Japão, com duas paradas na Rússia (em Moscou e Novosibirsk) segundo informa o fotógrafo parceiro Frenchpainter, baseado em Toulouse, onde fica a fábrica da Airbus.
Second time in Japan, in 1999 the Beluga ST number3 was specially chartered to transport the Delacroix painting “La Liberté guidant le Peuple” to be displayed at Tokyo National Museum.
— Aviation Toulouse (@Frenchpainter) December 17, 2021
The plane had left from Paris CDG airport to Tokyo Narita with stopover in Bahrain and Calcutta pic.twitter.com/CgsLhCxH2r
Será a segunda vez do Beluga no Japão, sendo que, na primeira vez, ele transportou o famoso quadro La Liberté Guidant le Peuple, ou a Liberdade Guiando o Povo, do francês Eugène Delacroix e que simboliza a Revolução de Julho. O quadro é um dos mais famosos do mundo, e também virou capa do álbum Viva La Vida da banda britânica Coldplay. A mulher ali representada como a “Efígie da República” virou um símbolo da Liberdade, e serviu de inspiração para o busto que está nas notas de reais brasileiros.
Mas a visita desta vez é menos cultural e mais comercial, rumores apontam que os helicópteros a serem transportados são do modelo Airbus H160, que serão utilizados pela ANH, empresa de helicópteros irmã da companhia aérea ANA, também cliente da Airbus.
