window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião brasileiro Paulistinha é lançando gratuitamente para o novo Flight Simulator

Divulgação – Microsoft

A Microsoft Flight Simulator acaba de receber uma nova adição que promete encantar os pilotos virtuais: o CAP-4 Paulistinha, uma “lenda local” do cenário aeronáutico brasileiro.

Conhecido por sua fácil pilotagem e robustez, o clássico agora está disponível para decolar nos céus virtuais do simulador. Originalmente um projeto da Empresa Aeronáutica Ypiranga (EAY) baseado no americano Taylor Cub (que deu origem ao lendário Piper J-3 Cub), a empresa foi comprado pela Companhia Aeronáutica Paulista (CAP), que então aprimorou o projeto, incorporando um motor mais potente que resultou no CAP-4 Paulistinha.

Posteriormente, a CAP foi adquirida pela Neiva, que hoje é parte da Embraer. O novo modelo feito pela CAP a partir do projeto da EAY, manteve as características marcantes do seu predecessor, mas com melhorias significativas – maior velocidade e desempenho de subida aprimorado.

Construído com uma fuselagem de estrutura tubular de aço coberta por tecido, o CAP-4 apresenta uma asa principal com reforço de estribos, empenagem convencional e um trem de pouso fixo tradicional.

Equipado com um motor Franklin 4AC de 4 cilindros, refrigerado a ar, que gera até 65 cavalos de potência e aciona uma hélice de duas pás de o fixo em madeira. Sua velocidade de cruzeiro é de 140 km/h, podendo atingir 155 km/h no máximo.

Divulgação – Microsoft

Historicamente, o CAP-4 Paulistinha foi utilizado tanto por clientes civis quanto militares, servindo para treinamento e como aeronave leve de uso geral. Além de sua presença marcante no Brasil, o modelo foi exportado para países sul-americanos – como Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai – e também para Portugal.

Agora, para os entusiastas do simulador, a nova versão do CAP-4 Paulistinha chega com seis opções de pintura e matrículas diferentes: N505, PP-H, PP-HIY, PP-HLJ, PP-TJR e PT-ZGA. Esta aeronave é uma das quatro entregues como compensação aos consumidores do Microsoft Flight Simulator 2024, que enfrentaram problemas no lançamento.

O CAP-4 Paulistinha está disponível gratuitamente para todos os proprietários do Microsoft Flight Simulator 2024 e, para quem desejar para a versão 2020 do simulador, elepode ser adquirido por R$ 65,95 diretamente no marketplace do simulador.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias