
Uma aeronave Bonanza caiu na tarde deste domingo (09) nos EUA, logo após a decolagem, enquanto o piloto tentava retornar ao aeroporto de partida.
Identificado pela matrícula N347M, o avião é um monomotor turboélice Beechcraft A36TC Bonanza, que havia decolado do Aeroporto de Lancaster, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Pouco depois de ultraar 500 pés (150 metros) de altitude, o piloto informou à torre de controle que precisava retornar imediatamente devido a uma porta aberta em voo. Ele recebeu autorização para pouso na pista 26, respondeu à instrução da torre, mas depois deixou de transmitir pelo rádio.
A torre de Lancaster logo percebeu que a aeronave estava em trajetória descendente e instruiu o piloto a puxar o manche para cima, mas não obteve resposta. Um outro avião que estava próximo relatou a queda ao controle de tráfego aéreo.
O A36TC Bonanza é um dos monomotores a pistão mais populares e consagrados do mundo, mas esta unidade havia sido modificada pela empresa Tradewind Turbines para receber um motor turboélice Allison 250 B17C de 450 cavalos de potência, em substituição ao motor original a pistão com turbocompressor, do modelo Continental TSIO-520-UB de 300 cavalos.
As autoridades locais informaram que várias pessoas ficaram feridas e vários carros num estacionamento foram atingidos, mas não detalharam o número de vítimas e nem se há fatalidades.
#Update Aircraft has been identified as a Beech 36 Bonanza [Registration N347M] pic.twitter.com/bYkAz61td1
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) March 9, 2025
Confira abaixo a conversa entre o piloto e a torre de controle antes da queda:
N347M (1981 BEECH A36TC) crashed just after departing Lancaster, Pennsylvania Airport – KLNS this afternoon. The pilot reported to the Control Tower that they needed to return to land because of an open door. The Air Traffic Controller is heard saying,“PULL UP” just before… pic.twitter.com/LmayjDGAuD
— Thenewarea51 (@thenewarea51) March 9, 2025
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.