37395y

Uma gravação publicada nesta semana tem chamado atenção das pessoas na internet por mostrar um avião que pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com o nariz vermelho como se fosse o tradicional aparato utilizado por palhaços.
A aeronave vista no vídeo abaixo, que foi captado e publicado pelo canal “Mega Aviação” do YouTube, é um Boeing 787 Dreamliner da Latam, que pousou no dia 24 de julho no aeroporto paulista, o mais movimentado do Brasil.
Curiosamente, como também mostrado no vídeo, no mesmo dia outros dois aviões foram vistos com nariz de cor diferente da fuselagem, embora não vermelhos como o da Latam.
Embora chame a atenção de todos que o veem, vale ressaltar que o jato não foi pintado dessa forma com algum objetivo de marketing pela Latam, como geralmente se faz com os esquemas especiais de pintura aplicados em aviões.
Na verdade, a região vista na cor vermelha é o chamado “radome”, uma carenagem fixada no nariz para proteger o radar meteorológico, que geralmente é ali instalado na maioria dos modelos de aeronaves.
O radome é uma peça inteiriça feita de material não metálico, geralmente de algum compósito (para não interferir no sinal do radar), e facilmente substituível, já que é comum ser danificado por qualquer leve impacto, por consequência dessa necessidade de uso de material diferenciado.
E é exatamente por essa facilidade de substituição que muitas vezes os aviões acabam sendo vistos operando com um nariz em cor diferente do resto da fuselagem. Para que a aeronave não seja retirada de operação por um longo tempo, afetando a programação de voos, muitas vezes instala-se um radome com a cor que já possui (que pode ser original do fabricante ou de outra aeronave que o utilizava antes), deixando para um momento posterior a pintura ou uma nova troca por outro da cor correta.