window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião com brasileiros deportados dos EUA tem confusão durante escala em Manaus e escorregadores acionados

Foto de @enjoyclub.ac do Facebook

Um avião da Global Crossing Airlines (GlobalX), com cerca de 90 deportados a bordo que deveria chegar a Belo Horizonte na noite desta sexta-feira, 24 de janeiro, está retido no Aeroporto de Manaus.

Durante a parada para reabastecimento em Manaus, houve uma confusão a bordo, causada pelo calor a bordo que resultou no acionamento dos escorregadores de emergência no momento que os deportados abriram as saídas de emergência, forçando o desembarque dos ageiros para que o incidente pudesse ser tratado e o avião submetido à manutenção.

Como os deportados não podem ficar desacompanhados até serem entregues à Polícia Federal do Brasil, a situação criou uma incerteza sobre como proceder. Segundo informações, os ocupantes da aeronave foram levados a um local reservado enquanto os próximos os são definidos.

Por sua vez, a aeronave deve ficar um tempo parada, já que a manutenção necessária para recolocar os escorregadores no lugar pode levar várias horas, o que vai atrasar bastante a continuidade do voo.

Este é o segundo voo de deportação em 2025 realizado pelo governo dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, essas operações têm como objetivo repatriar cidadãos que não respeitaram as leis de imigração americanas, incluindo aqueles que entraram ilegalmente ou que foram condenados por crimes.

O voo em questão, GXA-6160, partiu de Alexandria, EUA, às 07h08 (04h08 no horário local) e faz escalas de reabastecimento no Panamá e em Manaus. A chegada em Belo Horizonte tinha previsão para 20h00.

As imagens do pátio do aeroporto de Manaus foram publicadas pelo perfil @enjoyclub.ac do Facebook (clique para ver o vídeo). Como citado, ainda não há informações detalhadas do que aconteceu a bordo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias