window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião com pintura de pinguim fecha pista do aeroporto de Santiago por pane de trem de pouso

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, localizado em Santiago, Chile, enfrentou interrupções em suas operações no dia 5 de janeiro, devido a um incidente que envolveu uma aeronave da companhia aérea DAP.

Como informou o Aviacionline, a aeronave, registrada com a matrícula CC-CZP, apresentou problemas no trem de pouso ao aterrissar sem ageiros na pista 17R às 14h01, resultando no fechamento temporário desta pista enquanto os procedimentos de remoção estavam sendo realizados.

A Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) confirmou o ocorrido por meio de sua conta na plataforma X, informando que a aeronave estava imobilizada na pista e destacando que tanto a companhia aérea quanto a DGAC estavam empenhadas em remover o avião o mais rápido possível.

Informamos que a aeronave DAP matrícula CC-CZP sem ageiros, no momento do pouso às 14:01 hrs. na AP. AMB, relata problemas no trem de pouso, permanecendo na pista. A companhia aérea e a @DGACChile em processo de retirada o mais rápido possível. A pista 17R foi temporariamente fechada”, disse a agência.

Em resposta ao incidente, a DGAC ativou os protocolos adequados para garantir a remoção da aeronave e a rápida restauração da operacionalidade do aeroporto. A agência ressaltou que, graças a essas ações, os impactos nas operações do aeroporto, um dos mais movimentados da América do Sul, foram minimizados.

Esse incidente com a DAP ocorreu poucos dias após outro evento envolvendo a mesma companhia aérea, onde um de seus aviões apresentou uma falha hidráulica após aterrissar em Santiago no dia 2 de janeiro. Nesse caso, a aeronave permaneceu na pista por cerca de dez minutos antes de ser removida, provocando apenas pequenos atrasos nas operações.

A pista 17R/35L havia sido reaberta em 24 de dezembro de 2024, após ar por mais de oito meses de manutenção. Essa reabertura foi crucial para que o aeroporto pudesse recuperar sua capacidade operacional total durante a alta temporada, facilitando o aumento do tráfego aéreo neste importante hub.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias