Início Acidentes e Incidentes

Avião comercial tem incidente de “quase colisão” com OVNI, revela relatório do Pentágono 12r1r

Imagem do Pentágono com evidência de avistamento

Um recente relatório do Pentágono revelou que um avião comercial teve uma “quase colisão” com um fenômeno aéreo não identificado e inexplicado próximo a Nova York. O incidente foi destacado entre 757 casos de fenômenos anômalos não identificados, comumente conhecidos como OVNIs, que foram relatados às autoridades dos Estados Unidos no último ano, de acordo com a publicação anual divulgada recentemente. 25434a

Como informa o NY Post, no caso específico, a tripulação da aeronave reportou à istração Federal de Aviação (FAA) que o avião teve um “quase encontro com um “objeto cilíndrico” enquanto sobrevoava o Oceano Atlântico”, próximo à costa de Nova York. O relatório não especificou a data do avistamento nem a companhia aérea envolvida.

Através do seu Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO), o Pentágono continua a investigar esse incidente. O caso de Nova York foi notável, pois foi o único registrado em que um “possível problema de segurança de voo” foi encontrado “durante o evento”, conforme observado pelo relatório.

Dos centenas de casos relatados, os investigadores conseguiram encontrar explicações para quase 300 incidentes. Em muitos casos, os objetos desconhecidos foram posteriormente identificados como balões, pássaros, aeronaves, drones ou satélites. No entanto, dezenas de avistamentos ainda permanecem sem explicação, embora o relatório enfatize que muitas vezes a falta de informações suficientes impede conclusões sólidas.

Relatos de testemunhas frequentemente incluem descrições de luzes não identificadas ou objetos em forma de esfera. Um dos relatos mais peculiares mencionou uma “medusa” com luzes piscantes. O sistema de satélites Starlink, de Elon Musk, também foi citado como uma fonte comum de confusão, com pessoas confundindo cadeias de satélites por UFO.

No entanto, os oficiais da AARO afirmaram que não há indicações de que nenhum dos casos investigados tenha origens extraterrestres. “É importante enfatizar que, até o momento, a AARO não descobriu evidências de seres, atividades ou tecnologias extraterrestres”, afirmaram os autores do relatório.

Os 757 casos identificados no relatório ocorreram entre 1º de maio de 2023 e 1º de junho de 2024. O total inclui 272 incidentes que ocorreram antes desse período, mas que não haviam sido relatados anteriormente às autoridades dos EUA. Esse contínuo interesse e investigação sobre OVNIs refletem uma crescente curiosidade pública e a necessidade de compreensão sobre o que ocorre nos céus.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.