
Uma aeronave militar aposentada colidiu, nesta sexta-feira, 16 de agosto, no sul da França, durante uma demonstração aérea no Mar Mediterrâneo.
O jato é um Fouga CM.170 Magister, de fabricação sa, e utilizado para o treinamento inicial de aviadores militares em aeronaves de maior velocidade. No Brasil, ele foi utilizado por um breve período pela Esquadrilha da Fumaça, sendo o único jato a ser voado pela equipe em toda sua história.

Com a chegada de novas aeronaves mais avançadas para treinamento, o avião acabou sendo aposentado e vendido ao mercado civil, tendo sido comprado por vários colecionadores e entusiastas, inclusive brasileiros, e bastante utilizado por pilotos civis em demonstrações aéreas.
E este era o caso hoje em Touloun, na Riviera sa, onde, durante o feriado, ocorria um show aéreo. Durante a apresentação de um Magister de registro civil, a aeronave acabou voando diretamente para a água em um voo “de faca” (termo usado para o voo com as asas na vertical, em vez da horizontal). O vídeo a seguir mostra o momento do acidente:
🔴 Ce Fouga Magister n’est pas équipé de siège éjectable.
— air plus news (@airplusnews) August 16, 2024
▫️Les pompiers sont à la recherche de l’unique pilote de l’avion. https://t.co/BRH25Boi8N pic.twitter.com/lKoASdokdd
O resgate foi rápido e feito por barcos, mas informações iniciais dão conta que o piloto, o único ocupante da aeronave, faleceu na queda. A Força Aérea sa, Armée de l’Air, confirmou a queda e informou que seu time de demonstração, a Patrouille de , cancelou sua apresentação, que seria o encerramento do evento.
#Breaking following reports on the crash of a Fouga Magister jet off Toulon (). Media so far report the sole pilot aboard died in the accident, which occurred on an aerobatic display. Jet [Registration F-AZPZ] was privately owned. Updates when possible. #aviation pic.twitter.com/X6FF3CiFD1
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) August 16, 2024