
Uma entrada não autorizada na pista levou ao trágico acidente no Japão entre um turboélice e um avião comercial da Japan Airlines, a JAL. As imagens do acidente da noite de terça-feira, 2 de janeiro de 2024, mostravam pouco, inicialmente dada a distância da câmera com a pista e o fato da ausência de luz por ser no período noturno.
No entanto, novas informações foram surgindo, que mostraram uma provável violação por parte dos pilotos da Guarda Costeira do Japão, que estavam a bordo do turboélice Dash DHC-8 que levava suprimentos para uma cidade japonesa afetada pelo último terremoto da virada do ano.
O áudio da conversa entre os pilotos da Guarda Costeira e o Controlador de Voo indicam que o DHC-8 seria o próximo a decolar após o pouso do JAL e que ele deveria seguir para o ponto de espera C5. Porém, os detalhes na imagem da câmera de segurança mostram o turboélice se locomovendo para dentro da pista após este ponto de espera.
Veja o momento exato que o avião Dash8 para, enquanto o A350 da Japan Airlines vem para o pouso, a investigação vai tentar entender como o acidente aconteceu. pic.twitter.com/W6ONPcg0bU
— Mochilando na Aviação (@MocAviacao) January 2, 2024
Um diagrama divulgado pelo governo japonês numa coletiva de imprensa feita no final da noite de terça-feira confirma esta entrada não autorizada, junto da transcrição oficial do áudio da torre de controle, que claramente não autorizou a entrada na pista ou decolagem, algo que foi ouvido e compreendido pelos pilotos que responderam de volta com a mesma informação ada de esperar no ponto C5.

Não está claro o motivo que levou os pilotos a entrar na pista, mas foi notado que existia um aviso (NOTAM) que as luzes da barra de parada, que alertam sobre a pista adiante, não estavam funcionando no ponto C5, o que pode ter contribuído para que os pilotos entrassem na pista mesmo sem autorização. Uma investigação já está em curso e analisará todos os fatores contribuintes para este acidente.
In yesterday’s Haneda runway collision accident, JL516 had been cleared to land while the Coast Guard DHC-8 was instructed to hold short at taxiway C5, according to preliminary data: pic.twitter.com/zlQ4R3LOZO
— Aviation Safety Network (ASN) (@AviationSafety) January 3, 2024