window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

“Avião do Juízo Final” dos EUA terá tecnologia da gigante de engenharia Rolls-Royce

A gigante da engenharia Rolls-Royce foi selecionada para fornecer tecnologia para uma nova versão da aeronave militar americana apelidada de “avião do juízo final” por sua capacidade de sobreviver a uma explosão nuclear.

A Rolls-Royce está se unindo a um grupo de empresas aeroespaciais que trabalham no projeto do Centro de Operações Aéreas Sobrevivíveis (SAOC), que visa desenvolver um sucessor para os aviões E-4B da Força Aérea dos EUA – versões militarizadas do jato jumbo Boeing 747-200 que estão em serviço desde a década de 1970.

Normalmente usados para transportar o Secretário de Defesa, os E-4Bs também são projetados para funcionar como um centro de comando móvel durante emergências nacionais – caso as instalações terrestres sejam eliminadas – com a aeronave capaz de ser reabastecida no ar e resistir a explosões nucleares e pulsos eletromagnéticos.

Atualmente, quatro desses aviões estão em serviço e pelo menos um deles está sempre em alerta em uma base militar dos EUA em algum lugar do mundo.

Cada um deles pode acomodar até 111 pessoas, incluindo a tripulação de voo. Em caso de emergência, são projetados para transportar o Presidente dos EUA, o Secretário de Defesa e os chefes militares conjuntos, com a capacidade de dar ordens às forças americanas em todo o mundo durante o voo.

Dentro do deck principal do E-4B, há uma área de trabalho de comando, sala de conferência, sala de briefing, área de equipe de operações, área de comunicações e área de descanso, de acordo com a Força Aérea dos EUA. Em abril, o Pentágono concedeu um contrato de 13 bilhões de dólares para o desenvolvimento da próxima geração de aviões do juízo final para a gigante da defesa Sierra Nevada Corporation.

Acredita-se que a Rolls-Royce, conhecida por fabricar motores, tenha sido incorporada ao projeto liderado pela Sierra para trabalhar nos sistemas de propulsão do avião.

Adam Riddle, presidente de defesa da Rolls-Royce, disse: “Por décadas, a Rolls-Royce tem alimentado operações militares em todo o mundo com tecnologias confiáveis e de ponta – transportando com segurança os militares em suas missões. Agora, estamos orgulhosos de unir nossa comprovada linhagem à expertise coletiva da Sierra Nevada Corporation e do restante da equipe do SAOC para garantir que nossos líderes militares tenham a plataforma para proteger nossa segurança nacional quando mais importa.

A Força Aérea lançou o programa SAOC para substituir os aviões E-4B, pois a manutenção dos antigos jatos jumbo Boeing 747-200 tornou-se mais difícil ao longo do tempo, com peças cada vez mais difíceis de adquirir. Como parte do projeto, a Sierra Nevada adquiriu cinco jatos de ageiros Boeing 747-8 da Korean Air que irá modificar e usar como novas aeronaves.

As substituições estão agendadas para entrega em 2036.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias