window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião espião a serviço do governo americano cai nas Filipinas e quatro morrem

Divulgação – Beechcraft

Em comunicado oficial, o Comando Militar Americano do Indo-Pacífico informou que, na manhã de 6 de fevereiro de 2025, um avião leve contratado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que realizava uma missão de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) a pedido das Forças Armadas das Filipinas, sofreu um acidente fatal.

A aeronave caiu em um campo de arroz nas proximidades da cidade de Ampatuan, na província de Maguindanao del Sur, no sul das Filipinas. A aeronave é um Beechcraft King Air 350, de matrícula N349CA e pertecente à firma americana Metrea Aero, que presta vários serviços para governos no mundo, inclusive de reabastecimento aéreo de caças e aviões de combate utilizando o Boeing KC-135 Stratotanker.

De acordo com o comunicado, o acidente resultou na morte de quatro pessoas a bordo, incluindo um militar dos EUA e três civis contratados. Ressalta-se que, infelizmente, não houve sobreviventes. Os nomes dos integrantes da tripulação estão sendo mantidos em sigilo até que os familiares sejam notificados.

O Comando Militar Americano do Indo-Pacífico destacou que a missão fazia parte das atividades de cooperação de segurança entre os Estados Unidos e as Filipinas, e que a aeronave estava empenhada em fornecer e de inteligência, vigilância e reconhecimento durante uma operação de rotina.

As autoridades responsáveis estão conduzindo investigações para apurar as causas do acidente, e, até o momento, nenhum detalhe adicional foi divulgado. O comando garante que novas atualizações serão fornecidas assim que informações relevantes se tornarem disponíveis.

Esta triste ocorrência ressalta o compromisso dos Estados Unidos e de seus aliados filipinos na manutenção da segurança e na cooperação estratégica na região.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias