Um avião turboélice Fokker 50 saiu da pista ao pousar em Mogadíscio, capital da Somália, e acabou batendo forte contra o muro do aeroporto, resultando em severos danos. Vídeos e fotos do acidente publicados no perfil @breakingavnews do Twitter mostram como ficou a aeronave.
Fokker 50 collides with concrete perimeter fence while operating at Mogadishu Aden Adde Airport in Somalia. Crew have sustained injuries, no engers on board at the time. https://t.co/0BNVuL90w8 pic.twitter.com/TqCADTKmSE
— Breaking Aviation News & Videos (@breakingavnews) September 19, 2020
O caso aconteceu na manhã desse sábado (19), quando o Fokker 50 de matrícula 5Y-MHT, decolou da capital somali para Beledweyne, em um voo de carga. No entanto, por algum motivo ainda não esclarecido a tripulação decidiu retornar para o aeroporto de partida.
No pouso pela cabeceira 5 (a mesma que um Boeing 727 fez uma manobra a baixa altura no ano ado), a aeronave encostou no solo mas logo em seguida acabou saindo, vindo a atingir um muro de proteção do aeroporto, tendo ficado bastante danificada. Como o voo era cargueiro, havia apenas quatro ocupantes, que ficaram bastante feridos e foram encaminhados ao hospital.
A aeronave, até novembro de 2019, era operada pela Silverstone Air Services do Quênia, segundo dados do Air Safety Network. Depois desta data a empresa teve suas operações suspensas pelas autoridades locais e não está claro se estava voando irregularmente pela mesma empresa. Uma equipe de investigação foi destacada para analisar o que aconteceu com a aeronave.
A Somália viu pelo menos dois outros acidentes de avião deste ano. Em julho, um avião de carga com ajuda humanitária caiu em Beledweyne, no centro da Somália. E em maio, seis pessoas morreram quando um avião queniano com o African Express transportando suprimentos médicos foi abatido por um míssil ao se aproximar de Bardale, na região da baía.
Um vídeo (veja abaixo, espere carregar) mostra o dano na cabine, bastante destruída pelo impacto e com marcas de sangue. Alertamos que este vídeo pode ser perturbador para algumas pessoas, ficando a critério do leitor assistir.
The damage pic.twitter.com/SLD1uaIg1j
— Eddy (@gichira_eddy) September 19, 2020