Início Acidentes e Incidentes

Avião sofre acidente no Pará após trava do manche não ser removida antes do voo 5v4641

37395y

Air Tractor AT-602, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem apenas ilustrativa – Fonte: Jim Hamilton / CC BY 2.0, via Flickr

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Força Aérea Brasileira (FAB), está com uma investigação em andamento sobre uma ocorrência na qual uma aeronave foi danificada após a trava do manche não ter sido removida antes do voo.

O caso foi registrado no dia 13 de setembro, em uma pista de terra de uma fazenda em São Félix do Xingu, no Pará, e a aeronave envolvida foi um avião agrícola Air Tractor AT-602.

Segundo o relato da ocorrência no sistema do CENIPA, a aeronave partia do aeródromo a fim de realizar voo de translado, com 1 tripulante bordo, quando, durante a decolagem, o piloto percebeu que não retirou a trava do manche. Ele abortou a decolagem, mas houve perda de controle no solo e saída pela lateral esquerda da pista.

O piloto saiu ileso. A ocorrência foi classificada como “Acidente”, dos tipos “Perda de Controle no Solo” e “Excursão de Pista”, e com dano “Substancial” à aeronave.

Embora já se saiba que o acidente foi causado pelo esquecimento de remoção da trava do manche, a investigação deverá avaliar quais foram as causas prováveis e fatores contribuintes para que houvesse essa falha de procedimento por parte do piloto. O objetivo de uma investigação aeronáutica é sempre o aprendizado para que ocorrências semelhantes não voltem a acontecer com este ou outros pilotos.

O CENIPA ressalta que este reporte tem por finalidade apresentar o status atual do tratamento da notificação. Assim, seu teor ainda pode ser alterado e não vincula obrigatoriamente as conclusões que serão publicadas no Relatório Final de investigação.