window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Avião soviético fabricado em 1966 pousou no Aeroporto de Fortaleza; câmera filmou o momento, confira

O AN-12 em Fortaleza, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Mundo Avião

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), recebeu uma operação de um clássico avião quadrimotor cargueiro desenvolvido e fabricado na época da União Soviética, onde hoje fica a Ucrânia. Entrou em operação em 1966, tendo, portanto, 58 anos de uso.

A aeronave é um Antonov AN-12 operado pela companhia aérea ucraniana Cavok Air. Registrado sob a matrícula UR-CEZ, chegou à capital cearense no final da tarde do último domingo, 25 de agosto, e decolou na manhã da segunda-feira, 26 de agosto. A agem do avião por Fortaleza é mostrada nas cenas a seguir, do canal “Mundo Avião”:

Segundo histórico do UR-CEZ na plataforma AirNav RadarBox de rastreamento online de voos, ele partiu de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, no dia 25, no voo CVK-7080, que pousou em Espargos, Cabo Verde, depois seguiu até Fortaleza e, por fim, voou até Georgetown, na Guiana.

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicam que a agem pelo Brasil foi uma parada técnica, sem embarque ou desembarque de cargas.

O Antonov An-12 é um avião de transporte concebido na União Soviética, movido a quatro propulsores turboélices e que pode transportar 20 toneladas de carga. Com 33,1 metros de comprimento, 38 metros de envergadura e 10,53 metros de altura, é similar em tamanho ao C-130 Hercules.

Por mais de três décadas, o An-12 foi a aeronave padrão de transporte de carga e paraquedistas de médio alcance das forças aéreas soviéticas. Foram construídas 1.248 unidades.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Garibaldi (RS) aposta em concessão para transformar Aeroporto Municipal em polo...

0
Plano prevê modernização da infraestrutura, atração de investimentos e estímulo ao turismo e à aviação executiva na Serra Gaúcha.