
O Aeroporto Internacional Pinto Martins, de Fortaleza (CE), recebeu uma operação de um clássico avião quadrimotor cargueiro desenvolvido e fabricado na época da União Soviética, onde hoje fica a Ucrânia. Entrou em operação em 1966, tendo, portanto, 58 anos de uso.
A aeronave é um Antonov AN-12 operado pela companhia aérea ucraniana Cavok Air. Registrado sob a matrícula UR-CEZ, chegou à capital cearense no final da tarde do último domingo, 25 de agosto, e decolou na manhã da segunda-feira, 26 de agosto. A agem do avião por Fortaleza é mostrada nas cenas a seguir, do canal “Mundo Avião”:
Segundo histórico do UR-CEZ na plataforma AirNav RadarBox de rastreamento online de voos, ele partiu de Gran Canaria, nas Ilhas Canárias, no dia 25, no voo CVK-7080, que pousou em Espargos, Cabo Verde, depois seguiu até Fortaleza e, por fim, voou até Georgetown, na Guiana.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicam que a agem pelo Brasil foi uma parada técnica, sem embarque ou desembarque de cargas.
O Antonov An-12 é um avião de transporte concebido na União Soviética, movido a quatro propulsores turboélices e que pode transportar 20 toneladas de carga. Com 33,1 metros de comprimento, 38 metros de envergadura e 10,53 metros de altura, é similar em tamanho ao C-130 Hercules.
Por mais de três décadas, o An-12 foi a aeronave padrão de transporte de carga e paraquedistas de médio alcance das forças aéreas soviéticas. Foram construídas 1.248 unidades.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.