window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aviões grandes pousam “no meio do nada” durante a opulenta festa de caça do governante de Abu Dhabi

Chegou mais uma vez o fim de ano, e com ele, o tradicional transporte aéreo colossal para apoiar o luxuoso evento de caça de aves do governante de Abu Dhabi em Marrocos. Assim como acontece anualmente em dezembro, VIPs da região viajam para as vastas áreas desérticas do Marrocos para desfrutar de uma temporada de caça altamente organizada.

Semanas antes do início dessa caçada, enormes aviões de carga são responsáveis por transportar automóveis, tendas, alimentos e equipes de apoio, a partir de Abu Dhabi até um pequeno aeroporto em meio ao deserto marroquino.

Em 2024, as festividades de caça ocorreram em novembro, e uma série de aeronaves participou do transporte de ageiros e cargas para o aeroporto de Bouarfa. Um vídeo publicado no Youtube mostra parte do movimento no pequeno aeroporto marroquino.

Entre os aviões que realizaram voos nesse período, estiveram presentes dois Dash 8 operando entre Rabat e Bouarfa. O Dash 8 de registro A6-ADE da Abu Dhabi Aviation chegou a Rabat no dia 6 de novembro, iniciando dias depois sua ponte aérea para Bouarfa, com objetivo de levar os participantes do evento.

No mesmo período, o Boeing 777-200 matriculado A6-HHH da Dubai Royal Airwing realizou uma visita ao aeroporto de Bouarfa. Entre os voos que se destacaram, o Antonov 124 da Volga-Dnepr, registrado como RA-82044, voou de Abu Dhabi a Bouarfa através de Cairo, com escalas em Tunis a Sochi.

Aeronaves como o A319 registrado A6-RRJ, que pousou em Bouarfa após fazer uma parada em Cairo, e o C-17 de matrícula 1229 da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos também participaram desse grande esforço de transporte.

Os detalhes da operação incluem variações de aeronaves que trouxeram autoridades e anfitriões para o evento de caça. Com um fluxo contínuo de aeronaves não apenas levando pessoas, mas também transporte de cargas e suprimentos, o evento continuou a ser um espetáculo aéreo digno de nota.

No fim do evento, o processo de retorno às atividades normais começa, com os primeiros voos de carga de volta para os Emirados acontecendo no dia 29 de novembro, com o Antonov 124 registrado como UR-ZYD. Este aeronave fez escalas em Tunis e Cairo antes de chegar ao seu destino final.

Outros voos para o retorno das operações já estavam programados, com ilustrações do uso intenso de logística e planejamento que se estende por várias semanas. A grande operação de transporte aéreo ilustra a opulência desse evento de caça e como a aviação facilita tais jogos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias