
A Agência Nacional de Segurança da Aviação da Espanha (AESA) suspendeu a restrição que impedia os aviões da Air Nostrum, uma subsidiária da Iberia, de pousar e decolar no aeroporto de Andorra-La Seu quando a temperatura está superior a 30 graus Celsius, informou o diário catalão Radio Seu.
O diretor comercial da companhia aérea, Juan Corral, informou que o órgão autorizou operações até 37 graus, depois de verificar que os regulamentos eram antigos e inadequados para os aviões ATR 72 usados pela Air Nostrum atualmente. Ainda assim, os voos precisam operar com restrição de peso.
Em ocasiões recentes, os voos entre Madrid e La Seu d’Urgell, inaugurados em dezembro ado, tiveram que ser desviados por causa do calor.
Em temperaturas mais altas, a densidade do ar é menor e, portanto a sustentação da aeronave também, implicando em riscos para a operação na pequena pista de 802 metros do aeroporto europeu. Isso faz com que os aviões precisem de mais velocidade para decolar e, portanto, mais comprimento de pista.
Voando com sua capacidade máxima, o ATR 72-600 tem uma distância requerida de decolagem de 1.279 metros e de pouso de 915 metros, ambas acima do disponível em La Seu, segundo dados da própria fabricante. Para que possa operar lá, apesar da flexibilização, o avião precisa ter seu peso reduzido (com menos combustível ou menos ageiros).