window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Aviões perdem separação e ficam muito próximos em pleno voo nos EUA; caso é investigado

Um incidente aéreo resultou em perda de separação entre duas aeronaves sobre a cidade de Syracuse, nos Estados Unidos, na segunda-feira, 8 de julho de 2024. Dois aviões Bombardier CRJ-700 vieram a estar a apenas 220 metros de distância um do outro no ar, de acordo com dados obtidos através de radar.

Desse modo, um acidente foi evitado quando o piloto de uma das aeronaves, que estava a ponto de aterrissar, questionou o controlador de tráfego aéreo do Aeroporto de Syracuse Hancock, em Nova York, sobre a proximidade do outro avião que estava decolando da mesma pista. Compreendendo a situação, o controlador então solicitou que o piloto abortasse o pouso.

O voo que estava se preparando para aterrisar era da companhia aérea americana PSA, subsidiária da American Airlines, enquanto o avião autorizado a decolar pertencia à Endeavor, empresa que voa regionalmente para a Delta.

Em resposta ao incidente, a Delta/Endeavor informou à CBS News que está colaborando totalmente com as autoridades na investigação do caso, reforçando ainda seu compromisso com a segurança nos voos. A American Airlines, porém, ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

A istração Federal de Aviação dos EUA (FAA) confirmou que se encontra investigando o incidente, mas não classificou o caso como uma tragedia iminente (“close call”). O vídeo do momento pode ser visto abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias