window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Azul coloca restrições em operações do Embraer E2 após saída de pista em Salvador

Uma ação preventiva da Azul Linhas Aéreas irá tirar o novo Embraer E195-E2 de operação de algumas cidades após um incidente em Salvador, quando a aeronave de matrícula PS-AED acabou saindo da pista durante o pouso na pista auxiliar do terminal soteropolitano, durante a noite e com chuva.

A pista 17/35 de Salvador tem 1.518 metros de comprimento e é usada majoritariamente pela aviação privada, mas também permite a operação de aviões comerciais. O motivo do incidente está sendo investigado pelo CENIPA, que não tem data para publicar o relatório final.

Em um documento interno ao qual o AEROIN obteve o, a empresa aérea colocou uma restrição de operação para a frota do Embraer E195-E2, que agora não poderá operar em pistas de menor tamanho. Esta decisão preventiva da companhia afetou a malha com mudanças de aeronaves em vários voos, afetando a escala dos tripulantes e inclusive alguns voos que leitores e a equipe do AEROIN havia reservado.

Seguindo a programação mais recente de voos da Azul na ANAC, os Aeroportos de Santos Dumont (Rio de Janeiro), Corumbá, Ilhéus, ville, o Fundo, Sinop e Sorriso não devem receber mais voos do E195-E2 enquanto a restrição perdurar. Outros aeroportos com comprimento de pista próximo dos 1.700 metros podem ser afetados, como Cascavel, Imperatriz e Navegantes, além de pistas auxiliares de aeroportos maiores.

Entramos em contato com a Azul para entender melhor o assunto e assim que a companhia nos responder, a reportagem será atualizada.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias