window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Azul Conecta fez voo de demonstração com avião de 19 assentos Let 410 NG apresentado pela chilena Aerocardal

No mês de outubro, uma aeronave Let 410 NG percorreu várias regiões do Brasil em seu caminho rumo ao Chile, base da empresa Aerocardal, sua nova dona. Essa agem por território brasileiro não se deu apenas por motivo de traslado, mas também para que o modelo fosse apresentado a potenciais clientes no país.

As informações foram concedidas por Ricardo Real, CEO da Aerocardal, em entrevista ao AEROIN. Na conversa, o executivo destacou que a decisão pela aquisição do turboélice tcheco de 19 lugares surgiu de uma revisão da estratégia da empresa para renovar e ampliar sua frota que atende ao setor de mineração, carga aérea e serviços aeromédicos.

Após um extenso processo de busca que durou um ano e meio, a Aerocardal encontrou no Let 410 NG uma oportunidade ideal para suas necessidades operacionais. Foi neste momento que surgiu a oportunidade de também representar a fabricante Czech Aircraft Industries, que produz a aeronave, em toda a América, incluindo o Brasil.

Como parte da negociação, a Aerocardal adquiriu três aeronaves Let 410 NG, com a primeira já em operação no Chile e as restantes esperadas nos próximos meses. Durante o traslado da primeira aeronave em outubro, a empresa aproveitou para apresentar o avião a vários países, incluindo a quatro potenciais clientes no Brasil.

Neste processo, foram realizados voos de demonstração com a Azul Conecta, visando demonstrar as capacidades da aeronave para rotas sub-regionais de maior demanda, como Congonhas – Jacarepaguá.

No total, o potencial para aeronaves deste porte no Brasil gira em torno de 19 a 22 unidades, segundo a Aerocardal, incluindo para uso civil e militar. Por conta disso, Real mencionou os planos de continuar promovendo a aeronave para clientes potenciais no Brasil e participar de feiras e eventos, ampliando a visibilidade do Let 410 NG.

O Let 410 NG, um avião bimotor com capacidade para 19 ageiros, fabricado pela Czech Aircraft Industries da República Tcheca, representa uma atualização significativa da versão anterior Let L 410 UVP-E20. Com seu primeiro voo em 2015 e produção em série iniciada em 2018, o Let 410 NG promete aprimorar a conectividade em regiões subatendidas, garantindo serviços aéreos eficientes e confiáveis.

Como uma das principais companhias aéreas do Chile, a Aerocardal é reconhecida por suas operações em voos regionais, serviços charter e transporte aeromédico. A introdução do Let 410 NG alinha-se com sua missão de oferecer conectividade em áreas remotas, contribuindo significativamente para o desenvolvimento regional.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias