A Azul está fazendo mais mudanças na sua malha em Rondônia, agora com apenas 1 voo com jato e o restante com turboélice Cessna.

Após o cancelamento dos voos diretos para Recife e Salvador, a Azul diminuiu mais uma vez o número de voos em Porto Velho, capital de Rondônia, após uma grande quantidade de processos recebidos, que também levaram a GOL a seguir o mesmo caminho.
Agora, novas informações indicam que a empresa não terá mais, a partir de novembro, os dois voos diretos e diários para Cuiabá, e nem o voo diário sem escalas para Manaus, que são realizados com aeronaves Embraer E195-E1 para 118 ageiros e Airbus A320neo com 174 assentos.
A rota para Cuiabá será feita pela subsidiária Azul Conecta, que atualmente faz apenas voos cargueiros na cidade, para Rio Branco e Manaus. Assim como os voos de carga, serão utilizados os Cessna C208 Grand Caravan configurados para 9 ageiros na rota para Cuiabá, que agora terá escala em Ji-Paraná, no interior de Rondônia.
Com essa troca de aeronave de um bimotor a jato para um turboélice monomotor sem banheiro, o tempo de viagem para Cuiabá ou de 1h50 para 5h30, e o voo será operado apenas aos sábados, e não mais diariamente. Confira:


Outro fato é que o valor da agem mais que dobrou, ando da faixa dos R$ 4.500 para R$ 9.500, considerando a tarifa de ida e volta mais barata disponível.
Para Manaus, a opção de voar pela Azul também será com a Conecta, no mesmo voo apenas aos sábados, ando por Ji-Paraná e Cuiabá, seguindo de jato até Campinas para pegar outra aeronave até Manaus. No total, a viagem da capital de Rondônia para a capital amazonense será feita em 22h, com 3 escalas e 2 trocas de aeronaves:

Hoje, o voo direto de Porto Velho para Manaus dura apenas 1 hora e 10 minutos com o jato Embraer E195-E1.
Outra mudança, desta vez positiva, é a volta do voo direto para Belo Horizonte (Confins), facilitando algumas conexões para o Sudeste e o Nordeste. Este voo havia sido suspendido após o início da Pandemia, e agora voltará a ser realizado diariamente, com o Airbus A320neo, saindo e chegando na madrugada em Porto Velho.
O AEROIN solicitou à Azul mais informações sobre as mudanças, e a empresa forneceu o seguinte posicionamento:
“A Azul informa que realizou, recentemente, adequações na frequência da malha da companhia em Rondônia. Ressaltamos ainda que devido às obras na pista do aeroporto de Manaus feitas pela a do aeroporto, realizará adequações na malha da companhia no aeroporto, a partir de 04 de setembro de 2023.“
Agradecimentos ao leitor Vinicios Lima, que notou as mudanças no site da empresa e nos sugeriu esta reportagem.