
Nesta terça-feira, 5 de setembro, aterrissou em Natal, no Rio Grande do Norte, o mais novo turboélice ATR 72 da Azul Linhas Aéreas. A aeronave, de matrícula PR-YXC (msn 1667), havia decolado de Toulouse, onde está a linha de montagem da ATR, rumo ao nordeste brasileiro, com duas paradas intermediárias de reabastecimento.
Com nome de batismo “Céu Azul sem Limites”, a aeronave é a de número 41 deste modelo na frota da Azul, segundo dados do Planespotters. Além deste, a empresa brasileira ainda espera receber cinco novos aviões do modelo, como parte de um acordo celebrado no Paris Airshow deste ano.
A aeronave vem equipada com o motor PW127XT. Segundo a Pratt & Whitney, este novo motor permite uma redução de até 20% nos custos de manutenção e 3% no consumo de combustível em relação ao seu antecessor, o PW127M. O motor emite 45% menos CO2 do que jatos regionais de porte semelhante ao turboélice ATR.
A trajetória da aeronave até o Brasil pode ser vista na ferramenta de rastreamento de voos Radarbox, conforme imagem abaixo.
