
A BAE Systems informa que entregará e integrará “sidesticks” (manche de controle de aeronaves localizado na lateral do piloto) de controle ativo de próxima geração na nova aeronave de asa e fuselagem combinadas da JetZero, que busca acelerar o caminho para um futuro sustentável na aviação.
Os sidesticks de controle ativo fornecem imediato e intuitivo diretamente nas mãos do piloto, permitindo que eles usem com segurança todo o envelope de voo da aeronave, afirma a BAE, destacando ainda como outro benefício significativo dessa tecnologia a capacidade de conectar os controles eletronicamente de piloto para piloto no cockpit. Esse link permite que ambos os pilotos sintam as forças e vejam o movimento gerado pelo outro. Os sidesticks de controle ativo também exigem menos complexidade, peso e volume do que os sticks de controle conectados mecanicamente.
“Este pedido é mais um o significativo para a BAE Systems no mercado de aviação e promove a busca da empresa por um amanhã mais verde,” disse Adam Taylor, diretor de desenvolvimento de negócios e capacidades da BAE Systems. “À medida que a indústria aeroespacial trabalha diligentemente para reduzir as emissões, estamos orgulhosos de fazer parte do projeto da JetZero para ajudar a promover a visão de sustentabilidade da indústria.”
“Finalizar contratos de fornecedores para os sistemas de controle de voo é um marco significativo em nossa jornada do design, para o teste, para a demonstração,” disse Dan da Silva, diretor de operações da JetZero. “É apenas o exemplo mais recente do progresso constante que a JetZero está fazendo em direção à construção deste avião. A reputação da BAE pela excelência é bem merecida, e estamos muito satisfeitos em ver seu entusiasmo e crença compartilhados na aeronave de asa misturada que estamos construindo na JetZero.”
A BAE Systems é especializada em tecnologia de inceptores ativos, com mais de 30 anos de experiência. Essa tecnologia acumulou mais de 1,4 milhão de horas de voo, voando em 16 diferentes aeronaves comerciais e militares ao redor do mundo, incluindo os primeiros voos do Embraer C-390 Millennium, Gulfstream G500 e G600, Lockheed Martin F-35, Boeing AH-64 Apache e Sikorsky CH-53K King Stallion.
O trabalho no programa JetZero será realizado nas instalações da empresa em Rochester, Reino Unido.
Informações da JetZero