
O Exército Brasileiro (EB) informa hoje que o 2º Batalhão de Infantaria Leve (Aeromóvel) participou da Operação Agulhas Negras, enquadrado na 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel, de 8 a 14 de setembro.
O Exercício, que coroa o período de Adestramento Avançado da 2ª Divisão de Exército, foi realizado nas regiões adjacentes às cidades de Areias (SP), Quatis (RJ) e Resende (RJ).
O 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º BIL), que ou a integrar a Força de Emprego Estratégico Nível 1 do Exército em 1º de março de 2022, desdobrou no terreno duas companhias de fuzileiros aeromóveis, sendo uma compondo a Força Tarefa 6º BIL, no campo de instrução da AMAN, e outra integrando as peças de manobra da Força Tarefa 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel, além do seu estado-maior e da sua companhia de comando e apoio, fracionados entre as duas forças-tarefas, totalizando 380 militares no terreno.
Foi realizado um assalto aeromóvel, a conquista e a manutenção de uma cabeça de ponte, com o apoio de oito aeronaves do Comando de Aviação do Exército. Na última fase do exercício, foi realizada uma junção com a 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada e a substituição do 2º BIL em posição, pelo 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado.



Acompanharam as Operações o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante Militar do Sudeste, o General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, Comandante da 2ª Divisão de Exército, e o General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel).
Informações do Exército Brasileiro