
Na sexta-feira, 4 de outubro, foi dado início aos voos da rota entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), e o Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco (AC), que se torna a única conexão direta entre o Acre e o Sudeste.
Segundo a concessionária BH Airport, a cerimônia de celebração do voo inaugural aconteceu às 7h10, com corte de fitas, discurso de boas-vindas e brindes para os primeiros ageiros.
A nova rota é operada pela Azul e liga Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). A viabilização contou com os esforços também ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio de sua agência vinculada Invest Minas, e do Governo de Rondônia.
O destino contará com dois voos diários, sendo um na rota Belo Horizonte – Porto Velho – Rio Branco – Belo Horizonte e outro no trajeto inverso, Belo Horizonte – Rio Branco – Porto Velho – Belo Horizonte.
Os voos são operados em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 pessoas. O primeiro voo sai às 8h50 de Belo Horizonte e chega em Rio Branco às 11h05, depois segue em direção a Porto Velho às 11h45, pousando às 13h55 e retornando para a capital mineira às 14h35, com chegada prevista às 19h.
Já o segundo voo decola às 21h10 de Belo Horizonte e chega em Porto Velho às 0h25, depois decola às 00h25 e pousa em Rio Branco às 00h35. O retorno para a capital mineira é à 01h15, com chegada prevista às 7h10.
Nota: Porto Velho tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília e Rio Branco tem 2 horas.
Uma curiosidade interessante é que o voo de estreia contou com uma dupla de comandante e primeiro oficial nascida em Rio Branco. O Comandante Bruno Rodrigues tem 16 anos de experiência como piloto e nasceu na Vila Ivonete. Já o Primeiro Oficial, Sidney Cunha, tem 36 anos e nasceu e cresceu na região da Cadeia Velha.
O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, destacou que a rota representa um marco importante para o terminal internacional mineiro.
“Essa rota consolida nosso terminal como a principal conexão direta com o Acre no sudeste, facilitando o trajeto para aqueles que desejam explorar as riquezas naturais e culturais, ou fazer negócios nesse importante estado. Atualmente, o BH Airport oferece voos para cinco estados na região Norte, que é fundamental para o Brasil, tanto pela sua rica biodiversidade quanto pela sua dinâmica econômica. Estamos confiantes de que essas conexões trarão desenvolvimento significativo para ambas as regiões”, afirma.
O Gerente de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo, lembrou a importância da conectividade entre as regiões, que permite o intercâmbio de pessoas, cultura e negócios, elevando a um novo patamar de desenvolvimento.
“Estamos muito orgulhosos da operação que lançamos hoje e da história que estamos construindo na região Norte, ao proporcionar uma forma de conectividade nunca vista e que traz benefícios reais para a economia e o bem-estar da população. Temos certeza do impacto positivo que isso trará para o Acre e Rondônia”, afirmou.
O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, também comemora o aumento da conectividade a partir de Belo Horizonte.
“Este ótimo resultado, alcançando mais capitais e conectando cada vez mais pessoas, é porque fizemos exatamente aquilo que deveríamos: criamos, ampliamos e melhoramos nosso ambiente de negócios. Isto sem falar no fato de que Minas Gerais tem crescido acima da média nacional quando o assunto é turismo. O resultado é este: está cada vez mais fácil ir e vir a Minas Gerais”, finalizou.
Informações da BH Airport