
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou o Certificado de Tipo Suplementar (STC) para o projeto de conversão de ageiros para carga proposto pela Aeronautical Engineers, Inc (AEI) para a aeronave Boeing 737-800 NG. A aprovação brasileira segue outras já conquistadas pela AEI, incluindo da FAA, CAAC, EASA e UK CAA.
Denominada “SF”, a conversão oferece uma carga útil no deck principal de até 52.700 libras (23.904 kg) e incorpora onze posições de contêineres de altura total de 88” x 125”, além de uma posição adicional para um AEP/AEH. A conversão também incorpora novas vigas de piso atrás da caixa da asa, uma grande porta de carga principal.
O design da AEI permite que os contêineres sejam carregados na aeronave a uma distância total de 16,5” do batente da porta dianteira, garantindo que os operadores terrestres tenham espaço de manobra suficiente, o que minimiza possíveis batidas na porta e na aeronave. Além disso, o AEI B737-800SF inclui um sistema flexível de carregamento de carga Ancra, uma barreira rígida de 9g, cinco assentos supranumerários como padrão, uma cozinha e banheiro completo.
A AEI é atualmente a única empresa de conversão a ter aprovação ETOPS 180 na conversão do cargueiro 737-800.