
Na semana ada, uma aeronave Boeing 737-800 da Gol Linhas Aéreas pôde ser vista nas plataformas de rastreamento de voos a caminho de Sofia, na Bulgária. Como a empresa brasileira não possui aeronaves de maior porte e nem voos para a Europa, tal evento chamou a atenção de leitores, que indagaram ao AEROIN sobre o motivo da viagem.
Segundo dados do Radarbox, a aeronave em questão tem a marca PR-GYD (msn 41467) e está na Gol desde 2016. A empresa aérea brasileira é, até então, a única dona desse Boeing, que tem apenas seis anos de idade. O voo para a Bulgária foi registrado no dia 5 de maio, quando o jato decolou de Belo Horizonte (Confins), voou até a Ilha do Sal (Cabo Verde), antes de seguir na direção da capital búlgara.
Segundo informações de fontes próximas da empresa, tal movimento não refere-se a uma devolução ou ree a um outro operador, mas sim a um deslocamento para manutenção. Desta forma, o jato deve retornar em breve.
O motivo para a Gol buscar tal ajuda tão longe não está publicamente disponível, mas poderia ter relação com o fato de não haver slots disponíveis no hangar da própria empresa ou de outras oficinas no Brasil. No mês de fevereiro, um Airbus da Latam havia feito uma jornada semelhante, também para Sofia, quando ou algumas semanas em manutenção e depois retornou ao Brasil.
Os dados do Radarbox registraram o voo de traslado até o leste europeu.
