window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Boeing 737 da Total tem incêndio a bordo, pousa em emergência e é queimado na pista de Guarulhos

Imagem: canal Golf Oscar Romeo – Reprodução proibida sem autorização do canal

Um Boeing 737 da Total Linhas Aéreas está parado em uma das pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), nesta manhã de sábado, 9 de novembro, após pousar e ser queimado pelo fogo.

A tela a seguir mostra a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” voltada ao aeroporto paulista. Por volta das 07h30, os bombeiros ainda atuam na aeronave. Abaixo da tela, leia mais detalhes sobre a ocorrência.

A aeronave de matrícula PS-TLB, um 737-400 cargueiro, partiu de Vitória (ES) às 23h34 no voo TTL5682, com destino a Guarulhos, onde o pouso ocorreu à meia-noite e 42 minutos, pela cabeceira 28L, com equipes de bombeiros esperando nas proximidades da pista.

Às 00h44, quando já parado na pista, o controlador de tráfego aéreo do Torre de Controle informou que confirmava que estava avistando fogo e que os bombeiros já estavam ao redor da aeronave, iniciando o combate às chamas. Os pilotos responderam que já estavam com os motores desligados para que o trabalho dos bombeiros pudesse ser feito.

Logo depois, o controlador questionou se eles fariam a evacuação, porém, não obteve resposta. Mais alguns instantes, para manter os pilotos informados mesmo sem saber se estavam ainda ouvindo a frequência, o controlador informou que os bombeiros estavam calçando a aeronave (colocando calços ao redor dos pneus para que ela não viesse a se mover).

Às 00h49, em contato com outra aeronave no aeroporto, o controlador informou que as duas pistas ainda estavam fechadas em decorrência da emergência e que os pilotos saíram do avião pelo “escape rope” (uma saída de emergência na parte superior do cockpit, em que os pilotos podem sair e descer por cordas quando não é possível sair pelos vias normais).

Pelas imagens, nota-se que há vários pontos da fuselagem queimados, mas ainda não há informações sobre a extensão dos danos. Há confirmação de que os pilotos evacuaram-se do avião em segurança.

As informações preliminares são de que houve início de incêndio a bordo ainda em voo, levando a um pouso de emergência.

Como o Aeroporto de Guarulhos possui duas pistas, as operações foram apenas momentaneamente afetadas, até que a outra pista voltasse a ser liberada para pousos e decolagens.

Consultada pelo AEROIN, a GRU Airport, a do aeroporto, informa que está trabalhando para a reabertura da pista:

“A Concessionária informa que, na madrugada deste sábado, 9/11, foi identificado fogo no porão da aeronave ainda em voo. Foi realizado pouso de emergência e não houve vítimas no incidente. Os bombeiros do aeroporto e a Equipe de Operações foram acionadas previamente ao pouso e continuam atuando para realizar a reabertura da pista. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a companhia aérea.”

Às 09h11, a aeronave foi removida da pista por um veículo de reboque, mas os trabalhos de limpeza da pista ainda continuam em andamento. Às 12h20, a limpeza foi finalizada.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Itacoatiara (AM) recebe mais de R$ 100 milhões para modernização do...

0
Recursos fazem parte do Programa Ampliar e vão garantir melhorias operacionais, segurança e maior conectividade para a região.