
Um Boeing 737 da Total Linhas Aéreas está parado em uma das pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), nesta manhã de sábado, 9 de novembro, após pousar e ser queimado pelo fogo.
A tela a seguir mostra a câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” voltada ao aeroporto paulista. Por volta das 07h30, os bombeiros ainda atuam na aeronave. Abaixo da tela, leia mais detalhes sobre a ocorrência.
A aeronave de matrícula PS-TLB, um 737-400 cargueiro, partiu de Vitória (ES) às 23h34 no voo TTL5682, com destino a Guarulhos, onde o pouso ocorreu à meia-noite e 42 minutos, pela cabeceira 28L, com equipes de bombeiros esperando nas proximidades da pista.
Às 00h44, quando já parado na pista, o controlador de tráfego aéreo do Torre de Controle informou que confirmava que estava avistando fogo e que os bombeiros já estavam ao redor da aeronave, iniciando o combate às chamas. Os pilotos responderam que já estavam com os motores desligados para que o trabalho dos bombeiros pudesse ser feito.
Logo depois, o controlador questionou se eles fariam a evacuação, porém, não obteve resposta. Mais alguns instantes, para manter os pilotos informados mesmo sem saber se estavam ainda ouvindo a frequência, o controlador informou que os bombeiros estavam calçando a aeronave (colocando calços ao redor dos pneus para que ela não viesse a se mover).
Às 00h49, em contato com outra aeronave no aeroporto, o controlador informou que as duas pistas ainda estavam fechadas em decorrência da emergência e que os pilotos saíram do avião pelo “escape rope” (uma saída de emergência na parte superior do cockpit, em que os pilotos podem sair e descer por cordas quando não é possível sair pelos vias normais).
Pelas imagens, nota-se que há vários pontos da fuselagem queimados, mas ainda não há informações sobre a extensão dos danos. Há confirmação de que os pilotos evacuaram-se do avião em segurança.
As informações preliminares são de que houve início de incêndio a bordo ainda em voo, levando a um pouso de emergência.
Como o Aeroporto de Guarulhos possui duas pistas, as operações foram apenas momentaneamente afetadas, até que a outra pista voltasse a ser liberada para pousos e decolagens.
Consultada pelo AEROIN, a GRU Airport, a do aeroporto, informa que está trabalhando para a reabertura da pista:
“A Concessionária informa que, na madrugada deste sábado, 9/11, foi identificado fogo no porão da aeronave ainda em voo. Foi realizado pouso de emergência e não houve vítimas no incidente. Os bombeiros do aeroporto e a Equipe de Operações foram acionadas previamente ao pouso e continuam atuando para realizar a reabertura da pista. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a companhia aérea.”
Às 09h11, a aeronave foi removida da pista por um veículo de reboque, mas os trabalhos de limpeza da pista ainda continuam em andamento. Às 12h20, a limpeza foi finalizada.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.