window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Boeing 737 sofre colisões ao decolar do Aeroporto de Salvador; assista ao momento do incidente

Fumaça sendo emitida pelo motor esquerdo, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Luciedson Ferreira

Na tarde de ontem, 6 de janeiro de 2025, um incidente envolvendo um Boeing 737 MAX-8 da Gol Linhas Aéreas, registrado sob a matrícula PR-XMZ, ocorreu no Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia. Por volta das 15h37, durante a fase de decolagem, a aeronave enfrentou um bird strike, uma colisão com aves, um risco bem conhecido para a aviação.

O vídeo a seguir, captado e publicado por Luciedson Ferreira, mostra o momento em que é possível notar ao menos duas colisões, sendo uma no motor esquerdo, com ingestão da ave causando emissão de fumaça, e outra no lado direito do Boeing 737, com a ave caindo na pista. Depois, veículos da istração aeroportuária vão até a pista para fazer a remoção das aves:

O voo G3-9518, que partia de Salvador com destino a Buenos Aires, na Argentina, foi o que experienciou este evento inesperado, que é uma das ameaças mais comuns enfrentadas por aeronaves durante a decolagem e pouso. Apesar da colisão, o voo continuar sem intercorrências até o destino. O avião pousou em segurança no Aeroporto Internacional de Ezeiza, às 20h22, horário local.

Após o pouso, o Boeing 737 MAX-8 permanece no Aeroporto de Ezeiza até este final de tarde de 7 de janeiro, mas não é possível afirmar se está aguardando inspeções de manutenção para avaliar qualquer dano potencial causado pela colisão ou se apenas está cumprindo uma programação de voo já prevista.

Incidentes de bird strike são desafios contínuos em aeroportos ao redor do mundo, e a aviação civil segue desenvolvendo medidas para minimizar esses riscos e garantir a segurança dos ageiros e tripulantes.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias