
O Departamento de Segurança dos Transportes da Austrália (ATSB) informa que iniciou uma investigação sobre um incidente de uma falha ou mau funcionamento de motor envolvendo um Boeing 737-800 da companhia aérea Qantas, registrado sob a matrícula VH-XZB, que ocorreu na rota de Auckland, Nova Zelândia, para Sydney nessa quarta-feira, 18 de janeiro de 2023.
Segundo o relato inicial, durante o voo em cruzeiro, o motor número 1 (asa esquerda) não funcionou ou falhou e os pilotos iniciaram uma descida. ageiros relataram que houve um estrondo no motor.
Os pilotos declararam inicialmente um MAYDAY (aviso de emergência na frequência de comunicação, que indica risco à segurança), mas, posteriormente, rebaixaram para um PAN PAN (aviso de urgência, que indica possível assistência necessária).
O voo continuou para Sydney sem novas intercorrências relatadas e os pilotos completaram um pouso tranquilo. A chegada foi mostrada ao vivo por diversos canais australianos de notícias, incluindo os veículos de emergência acompanhando a aeronave após o pouso, como visto no vídeo a seguir:
A Qantas recolheu os gravadores de voz do cockpit (CVR) e de dados de voo (FDR) da aeronave, e após baixadas as informações desses gravadores, serão analisadas nas instalações técnicas do ATSB em Camberra, confirmou o Departamento.
Como parte da investigação, o ATSB entrevistará as partes envolvidas, examinará os dados registrados, revisará a documentação de manutenção e os procedimentos relevantes e coletará outras evidências conforme necessário.
Um relatório final será divulgado após a conclusão da investigação. No entanto, caso um problema crítico de segurança seja identificado durante o curso da investigação, o ATSB notificará imediatamente as partes relevantes, para que ações de segurança apropriadas possam ser tomadas.
Informação incorreta sobre o reverso
Um jornalista de uma ads mídias australianas que reportaram a ocorrência dessa quarta-feira acabou por ar uma informação incorreta a respeito do sistema de reverso da aeronave durante o pouso.
Diante de uma cena do reversor de empuxo do motor direito, durante seu funcionamento para a desaceleração do Boeing, a abertura foi confundida como sendo um buraco.
Como visto na imagem a seguir, a legenda da foto na reportagem descrevia: “Um buraco visível em um dos motores da aeronave”.
Aircraft incident reporting 🤦✈️ pic.twitter.com/1pVYhRToMG
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 18, 2023
Além de se tratar de um movimento normal do sistema, que se abre para a saída do ar quando acionado, o motor afetado foi o esquerdo, e não o direito visto na imagem.