window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Boeing 757 VIP trazendo banda ao Brasil vai ao lugar errado no Aeroporto de Curitiba devido a carta desatualizada

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Plane Spotter HD Curitiba

Um problema voltou a ocorrer no Aeroporto Internacional Afonso Pena, de Curitiba, em São José dos Pinhais (PR), em decorrência de uma desatualização de uma carta do aeródromo.

Conforme captado pela câmera ao vivo do canal “Plane Spotter HD Curitiba”, os pilotos de um Boeing 757 que pousou no terminal da capital do Paraná acabaram taxiando o jato para o lugar errado ao chegarem ao pátio.

O vídeo a seguir, que é acompanhado da frequência de comunicação de tráfego aéreo, mostra o momento em que o controlador solicita que os pilotos mantenham a posição do avião e explica que a posição número 20, onde o 757 seria estacionado, ficava no outro lado do pátio, pois a carta ainda não foi atualizada após uma mudança nas posições.

<

Essa não é a primeira vez que ocorre esse problema com um avião taxiando no Afonso Pena desde que houve a mudança das posições. Ao menos outras duas situações semelhantes foram registradas pouco mais de 3 meses atrás, com um Boeing 747 da Cargolux e um Airbus A330 da Avianca Cargo.

A quem não tem familiaridade com a aviação, cartas aeronáuticas são documentos oficiais, disponíveis em papel ou em formato digital, com diagramas e informações sobre aeroportos e procedimentos de navegação, para orientação dos pilotos.

A aeronave vista na gravação acima é o Boeing 757-200 de matrícula VP-BBE, operado pela Freedom II Bermuda. Ele chegou na última segunda-feira, 7 de abril, no voo BUY-325, proveniente de Santiago do Chile. O pouso foi às 14h40.

Como mostrado pelo AEROIN em fevereiro, a empresa, baseada em Bermudas, arquipélago de ilhas pertencente ao Reino Unido no Oceano Atlântico, tinha solicitado autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voar ao Brasil.

A Freedom II Bermuda possui frota de três aeronaves de dois modelos de transporte de ageiros, sendo duas delas fabricadas pela Embraer. Os equipamentos são esse Boeing 757-200 e os Embraer 170 de matrículas VP-BEB e VP-BEC.

Com foco em oferecer uma opção de viagem de luxo, a companhia afirma que os três jatos são configurados para proporcionar assentos confortáveis e uma experiência completa de serviço a bordo.

O motivo da vinda ao Brasil é o transporte da Incubus, banda norte-americana de rock alternativo, que se apresentou em Curitiba na terça-feira, 8, e hoje, 10, fará mais um show em São Paulo.

Como visto no na gravação acima, após o problema na chegada ao Afonso Pena, os pilotos foram orientados a taxiar para o lado oposto, até a posição prevista.

O Boeing 757 permaneceu em São José dos Pinhais até a quarta-feira, 9, quando decolou às 13h40 e voou até o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O pouso ocorreu às 14h21.

A programação de voo no sistema de voos aprovados da ANAC indica que o jato deverá partir amanhã, 11 de abril, às 10h05, com destino a Lima, no Peru.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias