
Está a caminho da Califórnia o Boeing 777 da LATAM que arrastou a cauda durante a decolagem em Milão, na Itália, em julho do ano ado. O motivo do voo de traslado, que decolou de madrugada, tem relação com o processo de manutenção da aeronave.
Na ocasião, a aeronave, do modelo 777-300ER e matrícula PT-MUG, teve a saída do chão comandada antes da hora por uma aparente inserção errônea dos dados para cálculo de desempenho de decolagem. Com isso, o Boeing se inclinou ao comando dos pilotos, mas não havia potência suficiente e a cauda arrastou por vários metros pela pista.
Ainda na Itália, em 14 de julho de 2024, o 777 foi reparado, com uma proteção de cauda reinstalada, voou para São Paulo, sem ageiros.
Desde então, a aeronave esteve ando por reparos no Centro de Manutenção da LATAM no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O CEO da companhia brasileira informou que a previsão é que o PT-MUG volte ao serviço ativo apenas em março.
Agora, o jato decolou de São Paulo para Victorville, no Sul da Califórnia, onde deverá pousar próximo das 10h da manhã do horário local desta terça-feira, 7 de janeiro. Nesta cidade desértica ficam vários centros de estocagem de aeronaves e reparos, incluindo unidades da própria Boeing, para finalização de montagem, reparos e pintura.
Como deverá haver substituição de componentes mais críticos, o trabalho de reparo final terá que ser feito nos EUA, como informou uma fonte na fabricante americana ao AEROIN. A previsão é que o Boeing 777 fique até o início de março em Victorville, sendo enviado de volta ao Brasil já pronto para retomada do serviço comercial.
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.