Início Empresas Aéreas

Boeing 787 faz pouso inédito para retrofit no MRO da LATAM na cidade de São Carlos (SP) 1cqw

Boeing 787-8 da LATAM

Nesta segunda-feira, 16 de setembro, o Centro de Manutenção, Reparo e Revisão de Aeronaves (MRO) da LATAM, localizado no Aeroporto Internacional de São Carlos, no interior de São Paulo, recebeu uma operação especial e inédita envolvendo um Boeing 787. 4x5o3c

A chegada da aeronave marca o início do processo de modernização do interior da frota da companhia. O projeto prevê a renovação de 24 aeronaves, com um investimento superior a US$ 360 milhões, visando melhorias nas cabines com atualizações significativas em conforto e entretenimento a bordo.

A aeronave de matrícula CC-BBI, um Boeing 787-8, decolou do Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago, no Chile, e pousou em São Carlos às 13h17, após um voo de três horas.

Após os procedimentos alfandegários, o avião foi encaminhado ao MRO da LATAM, onde dezenas de colaboradores acompanharam as manobras para posicionar o grande jato em um novo pátio.

De acordo com Marcos Melchiori, Gerente-geral do MRO da LATAM, foram realizados investimentos em infraestrutura e na capacitação da equipe para executar as modificações nas aeronaves. “Para receber o Boeing 787, construímos um novo pátio e adquirimos ferramentas específicas. Os mecânicos aram por treinamentos adicionais para realizar o retrofit“, explicou.

Renovação das classes de serviço 166e31

Conforme noticiou o AEROIN, um dos principais destaques dessa renovação é a nova cabine Business, que ará a contar com o inovador assento Recaro R7, um produto exclusivo da LATAM na América do Sul. Este assento foi projetado para maximizar privacidade e conforto, oferecendo portas que isolam os ageiros e proporcionam uma sensação de espaço ampliado.

A cabine Economy também ará por uma reestruturação completa, incorporando assentos de última geração, desenhados para oferecer melhores condições ergonômicas. Os ageiros também poderão optar por assentos Economy Plus, que oferecem maior espaço, reclinação e conforto adicional, além de um local adequado para bagagens de mão.

Adicionalmente, a sustentabilidade será uma prioridade nas novas cabines. Os revestimentos dos assentos Business e Economy serão feitos com até 70% de couro reciclado, um material que diminui em até 87% a quantidade de água utilizada na sua produção em comparação ao couro convencional. Essa iniciativa já resultou na redução de 21 toneladas de resíduos enviados a aterros, conforme dados do fabricante Gen Phoenix.

Em termos de entretenimento, os ageiros terão o à plataforma LATAM Play, que permitirá conectar fones de ouvido via Bluetooth e aproveitar uma ampla gama de opções de lazer. Com renovadas telas de 12 polegadas em alta definição e tecnologia touchscreen, os viajantes poderão desfrutar de uma vasta seleção de conteúdos, incluindo mais de 240 filmes, 740 episódios de séries e 1.500 músicas, além de programas do Max, Paramount+ e Disney+.

Outra novidade a ser implementada será o mapa 3D interativo da Panasonic’s Arc™, que fornecerá dados detalhados sobre as regiões sobrevoadas, permitindo aos ageiros explorar iconicidades das cidades por onde am.

Após a chegada da aeronave, os trabalhos começaram imediatamente, com a retirada do combustível, pesagem e o início da desmontagem do interior do avião para a instalação de novos assentos nas cabines.

A LATAM informou que a modernização incluirá 10 aeronaves do modelo Boeing 787-8, que atenderão o mercado chileno, e 14 do modelo 787-9, que operarão em rotas no Brasil, Chile e Peru. Os primeiros Boeing 787-8 modernizados devem entrar em operação no primeiro semestre de 2025.

A previsão é que o processo de modernização de toda a frota seja concluído até o final de 2026, com cada retrofit levando de dois a quatro meses para ser finalizado. As aeronaves serão atualizadas nas instalações de São Carlos e Santiago.

Veja mais fotos abaixo:

Leia mais:

Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.