
Neste domingo, dia 5 de janeiro de 2025, uma ocorrência chamou a atenção no Aeroporto de Melbourne, na Austrália, quando um Boeing 787-9 da Etihad Airways, com matrícula A6-BLN, estava iniciando sua jornada no voo EY-461 para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Com 289 pessoas a bordo, a aeronave já havia atingido uma velocidade considerável de aproximadamente 158 nós (cerca de 292 km/h) na pista 34 quando os pilotos optaram por rejeitar a decolagem. A decisão, tomada por “razões operacionais” segundo a companhia aérea, resultou em uma manobra de frenagem intensa, levando ao superaquecimento dos freios.
An Eithad plane with 289 engers on board has been forced to abort take-off after smoke from the plane's landing gear caused two wheels to explode this afternoon at Melbourne Airport. pic.twitter.com/xDJACwFOLm
— The Melbourne Snap (@MelbourneSnap) January 5, 2025


O controlador de tráfego aéreo relatou a presença de fumaça emanando do trem de pouso após a parada da aeronave. Imediatamente, os serviços de emergência do aeroporto foram acionados, respondendo rapidamente à situação. Como medida preventiva, espuma foi aplicada no trem de pouso para resfriar os componentes superaquecidos.
Em comunicado oficial, a Etihad Airways enfatizou que a decisão de abortar a decolagem foi o “curso de ação mais seguro para proteger todos a bordo”. A companhia também informou que, como consequência do procedimento, dois pneus da aeronave esvaziaram, o que foi descrito como uma “ocorrência normal em tais casos”.
A Etihad assegurou que todos os ageiros foram devidamente informados e apoiados, sendo realocados em voos alternativos. Aqueles que necessitaram de acomodações temporárias receberam assistência com hotéis.
A Etihad Airways reiterou que “a segurança, conforto e cuidado de nossos ageiros e tripulação continuam sendo nossa maior prioridade”, pedindo desculpas pelos inconvenientes causados e agradecendo a compreensão de todos os envolvidos.
Investigações mais detalhadas sobre as causas exatas que levaram à rejeição da decolagem devem ser conduzidas.
Veja a seguir o comunicado completo da Etihad Airways:
“Gostaríamos de fornecer uma atualização sobre o voo EY461 da Etihad no Aeroporto de Melbourne em 5 de janeiro.
Nossos pilotos decidiram rejeitar a decolagem por razões operacionais. Este procedimento é o curso de ação mais seguro para proteger todos a bordo em tais situações.
A aeronave foi parada com segurança, com os serviços de emergência atendendo como precaução. Como parte do procedimento padrão, espuma foi aplicada nos pneus do trem de pouso e dois pneus esvaziaram – uma ocorrência normal em tais casos.
Nossa equipe garantiu que os ageiros fossem informados e apoiados durante todo o processo. Todos os ageiros foram realocados em voos alternativos, e aqueles que precisarem de hotéis receberam as devidas acomodações.
A segurança, conforto e cuidado de nossos ageiros e tripulação continuam sendo nossa maior prioridade. Lamentamos qualquer inconveniente causado e apreciamos sua compreensão.”