O primeiro 787 Dreamliner a voar já tem uma nova casa: a cidade de Nagoya, no Japão!
A aeronave ficará exposta de maneira permanente em um novo complexo inaugurado pela Boeing na cidade japonesa que fabrica a asa do best-seller da fabricante americana.
A cidade de Nagoya está 346km ao sudoeste de Tóquio e é sede da Mitsubishi Heavy Industries, que fabrica a asa de todos os 787 da Boeing. De lá, parte praticamente todos os dias o 747 Dreamlifter levando um par de asas para as fábricas da Boeing nos EUA, em Everett e Charleston.
O Boeing 787 é o de número de série ZA001, que foi apresentado ao público em 8 de julho de 2007 e realizou seu primeiro voo em 16 de dezembro de 2009. Juntamente com o ZA002 e 003, que hoje estão respectivamente no Pima Air and Space Museum no Arizona e no Museum of Flight em Seattle, foram as três aeronaves de teste para certificação do 787-8.

A exposição será permanente e foi chamada de “Flight of Dreams” (Voo dos Sonhos, em português) e está localizada no Aeroporto Internacional de Chubu Centrair, que serve Nagoya. Toda a expososição foi feita em volta do jato, e conta com simuladores, peças da companhia e uma loja da Boeing.
Para completar a atmosfera de Seattle, lojas fundadas na cidade, como a cafeteria Starbucks, a cervejaria Pike Brewing e outras, estão presentes no terceiro andar da exposição. O aeroporto em si foi feito em uma ilha artificial, a ilha de Ise, e conta com um terraço à céu aberto para o público apreciar os aviões.
O complexo irá ser aberto ao público nesta quinta (11) e terá ingresso no valor de ¥1,200 ienes (em torno de R$40). Já o o ao terraço que foi inaugurado há alguns anos é gratuito.
Informações por Dominic Gates do jornal Seattle Times.