
Uma equipe de teste de voo da Boeing realizou ontem, dia 20 de setembro, o primeiro voo a partir do Aeroporto de Birmingham com o E-7 Wedgetail, num marco significativo na fase de testes e avaliação do programa.
Atualmente sem pintura, a aeronave é um dos três aviões 737-700 NG em solo britânico que estão ando por modificações por uma equipe altamente qualificada de mais de 100 pessoas na STS Aviation Services, em Birmingham.
O E-7 é uma versão militar modificada do 737-700, que tem instalado um radar aéreo que detecta e identifica alvos adversários a longa distância, e rastreia simultaneamente várias ameaças aéreas e marítimas com cobertura de 360 graus, graças ao sensor Multi-role Electronically Scanned Array (MESA). Ele fornece aos militares uma consciência crítica em múltiplos domínios, além de uma vantagem de comando e controle nas decisões.
“Estamos orgulhosos da robusta linha de modificação do E-7 que estabelecemos no Reino Unido para entregar a futura frota de Alerta Aéreo Antecipado e Controle da RAF – Royal Air Force”, disse Maria Laine, presidente da Boeing para o Reino Unido, Irlanda e os países nórdicos.
A futura frota de E-7 do Reino Unido operará a partir da RAF Lossiemouth, na Escócia, onde fornecedores e contratados locais da Boeing estão finalizando as instalações de infraestrutura para apoiar sua entrada em serviço.
A RAF participa de um acordo trilateral com a Real Força Aérea Australiana (RAAF) e a Força Aérea Americana (USAF) para cooperação na interoperabilidade do Wedgetail, desenvolvimento de capacidades, avaliação e testes, operações, treinamento e segurança.
Hoje a RAAF, a Força Aérea da Coreia do Sul e a Força Aérea da Turquia operam o E-7. A Boeing também está construindo dois protótipos da aeronave E-7 para a USAF e, em 2023, a OTAN anunciou a escolha do E-7 para sua missão de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
Ainda neste outono europeu, após uma série de testes de voo e mais avaliações, a aeronave partirá para uma instalação de pintura para receber as cores da RAF.
Pela Assessorai de Imprensa da Boeing