Início Aviação Militar

Boeing vai tirar o avião espacial X-37B da órbita altamente elíptica e reduzir a altitude usando o mínimo de combustível 543c65

37395y

Imagem: Boeing / U.S. Space Force

A Boeing anunciou, na quinta-feira, 10 de outubro, que o seu veículo X-37B em breve realizará uma série de manobras avançadas de frenagem (“aerobraking”, ou aerofrenagem), levando o avião espacial dinâmico de uma Órbita Altamente Elíptica (HEO), onde tem operado desde dezembro de 2023, para uma altitude mais baixa usando o mínimo de combustível.

Segundo explica a fabricante aeroespacial norte-americana, esta será a primeira vez que ela, a Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) e o X-37B tentarão realizar esta demonstração.

“O espaço é um ambiente vasto e implacável onde testar tecnologias é crítico para o sucesso de empreendimentos futuros”, disse Michelle Parker, vice-presidente de Sistemas de Missão Espacial da Boeing. “Não há outra plataforma espacial tão capaz, flexível e manobrável quanto o X-37B, e sua próxima demonstração será mais uma prova de que este veículo de teste estabelece o ritmo da inovação.”

Durante a aerofrenagem, o X-37B usará o arrasto da atmosfera da Terra para desacelerar, reduzindo a energia do veículo e mudando a órbita enquanto gasta o mínimo de combustível.

A Boeing destaca que o descarte do Módulo de Serviço será conduzido de acordo com os padrões estabelecidos para mitigação de detritos espaciais, e a mudança de órbita do X-37B ocorrerá de maneira segura e responsável. Uma vez concluída a aerofrenagem, o X-37B retomará seus objetivos de teste e experimentação.

O programa aproveitará seis missões bem-sucedidas de operação segura do X-37B ao redor da Terra durante esta próxima demonstração. A Boeing traz décadas de lições aprendidas com a operação de outras naves espaciais em uma variedade de órbitas, desde as missões Apollo, o Programa do Ônibus Espacial e centenas de satélites governamentais e comerciais.

Informações da Boeing