window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Brasil destaca-se na 14ª Conferência de Navegação Aérea com novo papel e iniciativas de sustentabilidade

Imagem: ANAC

Desde segunda-feira, 26 de agosto, um grupo de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) integra a delegação brasileira que participa da 14ª Conferência de Navegação Aérea (AN-Conf), realizada na sede da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em Montreal, no Canadá.

Mais importante palco das discussões técnicas da aviação civil internacional, o evento da OACI, que segue até 6 de setembro, foca na melhoria do desempenho dos programas de sustentabilidade no setor aéreo. O Brasil ganhou destaque ao ser contemplado com o posto de vice-chair da Conferência, ocupado pelo diretor da ANAC Luiz Ricardo Nascimento.

Nesta primeira semana de AN-Conf, a ANAC apresentou dois working papers: o primeiro, AN-Conf/14-WP/137 (conteúdo em inglês), apresenta os desafios de regulamentar os estágios iniciais das tecnologias disruptivas da aviação, especialmente relacionadas à certificação de aeronaves.

Já o segundo, AN-Conf/14-WP/138 (conteúdo em inglês), propõe a promoção do crescimento sustentável na aviação civil por meio do incentivo à diversidade, à equidade e à inclusão, tanto para os ageiros quanto para os profissionais do setor, aderente à iniciativa da ANAC com o Programa Asas para Todos.

A Agência promoveu ainda os Information Papers AN-Conf/14-WP/166 (conteúdo em inglês), que apresentam informações relacionadas à grande enchente ocorrida no estado do Rio Grande do Sul e seu impacto no transporte aéreo, e o AN-Conf/14-WP/167 (conteúdo em inglês), que propõe o início de discussões no âmbito do de Treinamento e Licenciamento de Pessoal com vistas ao estabelecimento de uma estrutura padronizada de desenvolvimento de requisitos de licenciamento de pessoal aplicáveis às operações de aeronaves com capacidade de decolagem e aterrissagem verticais (VTOL, da sigla em inglês).

Na próxima semana, os países presentes na Conferência discutirão as conclusões construídas após as ponderações apresentadas, culminando na proposição de recomendações que serão submetidas à aprovação do Conselho da OACI e endossadas na Assembleia da Organização, que ocorrerá em 2025.

Paralelamente às atividades da AN-Conf, a ANAC se reuniu com diversas organizações para tratar de assuntos comuns a elas. Houve encontros com a Boeing (sobre combustíveis sustentáveis), com a autoridade de aviação do Canadá (discussões sobre o Programa Asas para Todos) e com a Comissão Latino-americana de Aviação Civil e o Chile (para alinhar temas de segurança operacional).

Além do diretor Luiz Ricardo Nascimento, a comitiva da ANAC na 14ª Conferência de Navegação Aérea foi formada, entre outros servidores, pela diretora Mariana Altoé, pelo superintendente de Aeronavegabilidade, Roberto Honorato, pelo chefe da Assessoria de Segurança Operacional, Bernardo Castro, e pelo assessor internacional da Agência, Marcelo Lima.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias