
O Brasil está intensamente empenhado em promover a aeronave C-390 da Embraer no México, como parte de uma estratégia ampliada para fortalecer vínculos na indústria aeroespacial entre os dois países.
O Coronel Márcio de Lima Ribeiro, Adido da Defesa, Marinha, Militar e Aeronáutica do Brasil no México, enfatizou a determinação brasileira em destacar o C-390 durante a sexta edição da Feira Aeroespacial Mexicana (FAMEX) 2025, onde o Brasil participa como convidado especial.
Em entrevista à A21, o Coronel Ribeiro detalhou que o esforço de trazer o C-390 para o México representa um projeto audacioso, especialmente considerando o crescente desenvolvimento da indústria aeroespacial brasileira, com a Embraer se firmando como uma das principais protagonistas.
“Estamos trabalhando para trazer um C-390 e nosso esquadrão de demonstração aérea, a Esquadrilha da Fumaça, aqui para o México. Certamente haverá muitas empresas do Brasil em nosso cluster aeroespacial e em nosso pavilhão”, declarou.
A Embraer é reconhecida mundialmente pela qualidade de suas aeronaves, e a visita ao México é encarada como uma oportunidade para troca de experiências, especialmente devido ao significativo desenvolvimento que o país possui em clusters aeroespaciais. “Temos informações para compartilhar e muitas coisas para aprender com o México, que apresenta um avanço muito importante neste campo”, acrescentou o Coronel.
Além disso, o Coronel Ribeiro mencionou a possibilidade de a Embraer considerar a abertura de uma fábrica no México, embora tenha destacado que essa ideia ainda não está confirmada. “Depende das relações, das vendas de aeronaves do Brasil para o México. Então, é uma possibilidade, mas não há definição ou plano específico para essa atividade”, explicou.
Um dos pontos destacados pelo Coronel é o potencial de aquisição do C-390 pelo Ministério da Defesa Nacional do México (SEDENA). Ele ressaltou que a versatilidade do C-390, uma aeronave multitarefa que não requer pistas longas e é adequada para transporte e operações de carga, a torna uma forte candidata para atender às necessidades das Forças Armadas mexicanas.