window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Brasil ingressa no Programa de Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras

Imagem ilustrativa – Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas

Na última semana de março, o Brasil se tornou o primeiro país latino-americano a ingressar no Programa de Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras (SAFA – Safety Assessment of Foreign Aircraft).

Auditoria feita pela Agência Europeia de Segurança de Aviação, a EASA, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), garantiu a aprovação do Brasil, que a a ser o 50º país a fazer parte do SAFA.

A auditoria foi realizada nos dias 18 a 22 de março, e foi atestado o cumprimento de todos os procedimentos estabelecidos pelo programa. O SAFA tem como objetivo padronizar a realização de inspeções em rampa entre operadores estrangeiros.

Além de estarem alinhados às melhores práticas internacionais, os participantes do programa am a compartilhar seus relatórios de segurança. São essas informações que alimentam e ampliam a capacidade de gestão de risco dos países, garantindo maior segurança para toda a sociedade.

Canadá, Austrália, Emirados Árabes e países da Europa são participantes do Programa SAFA e o Brasil é o 50º país a fazer parte do programa, sendo o primeiro país latino-americano. Mais do que um reconhecimento do trabalho da ANAC, a participação no Programa SAFA é um destaque no cenário internacional e mostra que a aviação brasileira está entre as mais seguras do mundo.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias