Início Variedades

Briga de casal faz avião desviar para a França no mesmo momento da abertura dos Jogos Olímpicos 1lr4f

Um voo da Aer Lingus teve que ser desviado para Nantes, na França, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em 26 de julho de 2024. A aeronave, um Airbus A320 registrado como EI-GAL, partiu de Dublin, na Irlanda, com destino a Palma de Mallorca, na Espanha, às 18h30 UTC. 2t611m

Cerca de uma hora após a decolagem, quando o avião estava a uma altitude de 35.000 pés sobre o espaço aéreo francês (fora da área restrita definida pelo bloqueio das Olimpíadas), a tripulação declarou uma emergência utilizando o código 7700, que é o protocolo padrão para situações críticas.

A medida foi tomada após um desentendimento entre um casal a bordo, que resultou em um incidente que comprometeu a segurança dos demais ageiros.

A aeronave fez uma descida rápida e, em cerca de meia hora, aterrissou em Nantes, por volta das 22h00, hora local. Contudo, de acordo com testemunhos de ageiros que estavam a bordo, a situação se complicou ainda mais quando o casal envolvido na briga se recusou a deixar o avião após o pouso. Um tempo depois, a aeronave ainda estava no solo, aguardando a resolução do incidente.

O procedimento seguido pela Aer Lingus reflete a preparação e o treinamento destinados a lidar com comportamentos disruptivos e garantir a integridade do voo e de seus ocupantes.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.