
A fabricante sueca Saab informa que assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Korea Aerospace Industries (KAI) para cooperação industrial e transferência de tecnologia relacionada à competição em andamento AEW&C (Alerta Aéreo Antecipado e Controle) II para a República da Coreia e futuras oportunidades domésticas.
O MoU foi assinado no primeiro dia da Exposição Internacional da Indústria de Defesa do Exército da Coreia, KADEX, por Mr. Chongho Yoon, Vice-Presidente Executivo Sênior e Gerente Geral da Divisão de Programas de Aeronaves da KAI, e Markus Borgljung, Vice-Presidente e Vice-Chefe da Área de Negócios de Vigilância da Saab.
O MoU representa o compromisso da Saab e da KAI com a cooperação industrial, caso a Saab seja selecionada para o programa AEW&C II.
A proposta da Saab para a competição AEW&C II da República da Coreia é o GlobalEye. Segundo a empresa, é a única solução AEW&C avançada e à prova de futuro no mercado que está em produção, contratada e em operação. O GlobalEye oferece maior disponibilidade, melhor taxa de surtidas, missões mais longas, custos mais baixos e desempenho superior a qualquer plataforma atual.
Os arranjos colaborativos do MoU estão relacionados à transformação do jato executivo Global 6500 em uma aeronave de missão especial GlobalEye AEW&C. Isso inclui modificações na estrutura e aerodinâmica, instalação de sistemas, testes e integração, além de um extenso pacote de treinamento e assistência técnica para desenvolver competências nessas áreas. A KAI, portanto, será autossuficiente na realização de futuras modificações, manutenção e reparo do GlobalEye (AEW&C II).
Este arranjo incluirá transferência de tecnologia para desenvolver conhecimento e capacidade não apenas para a modificação do GlobalEye, mas também para potenciais necessidades futuras de AEW&C na Coreia e programas domésticos futuros. Especificamente, a KAI poderá usar a tecnologia transferida para outros programas coreanos de Aeronaves de Missão Especial, já que este programa de compensação cobrirá um amplo escopo com design de Aeronaves de Missão Especial, modificação e integração e teste de sistemas de missão.
A Saab selecionou a KAI como um parceiro chave, pois a KAI é um fornecedor de soluções completas em aeroespacial, com um papel de liderança na indústria de aviação de defesa coreana, com excelentes capacidades e instalações adequadas no campo de modificação de aeronaves de missão especial através do programa AEW&C I, programa de atualização P-3CK MPA e programa de aprimoramento de Capacidade Baekdu II em andamento.
Se a Saab for selecionada, a capacidade da KAI apoiará a Saab na entrega de aeronaves AEW&C II para a Força Aérea da República da Coreia de maneira oportuna.
Informações da Saab