
Caças F-15 Eagle serão vistos no Brasil no final do ano, em um exercício de multinacionais coordenado pela Força Aérea Brasileira (FAB), a CRUZEX 2024. O exercício será realizada na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 3 e 15 de novembro. Hoje, a FAB divulgou a programação oficial do maior exercício aéreo da América Latina, que contará com representantes de vários países.
Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai participarão com militares e aeronaves. Já a Alemanha, Bolívia, Índia, Portugal, Suécia e Venezuela, terão apenas militares observadores.
O destaque da edição será o caça Boeing F-15 Eagle, mais especificamente do 122nd Fighter Squadron da Guarda Aérea Nacional do estado americano da Louisiana. Será a primeira vez que a milícia aérea deste estado fará parte da CRUZEX, assim como será a estreia do Eagle em território brasileiro.
O caça, que foi por anos o mais avançado do mundo, detém hoje um recorde absoluto de 104 abatimentos de jatos inimigos sem nenhuma perda em combate aéreo, se tornando o avião de combate com maior letalidade da história.
Nas edições anteriores, os EUA enviaram apenas caças F-16, sendo a novidade este ano os F-15C/D Eagle I acompanhado dos aviões de reabastecimento Boeing KC-135R Stratotanker, também da Louisiana.

As aeronaves de outros países também foram confirmadas e você pode conferir abaixo, com destaque para o primeiro avião militar sul-coreano a visitar o Brasil, o KT-1 Woongbi:
- Argentina: Lockheed KC-130 Hércules e IA-63 Pampa;
- Chile: Lockheed Martin F-16 e Boeing KC-135;
- Colômbia: Boeing KC-767;
- Paraguai: Embraer AT-27 Tucano e CASA C-212 Aviocar;
- Peru: Lockheed L-100 Hércules e KAI KT-1 Woongbi;
- Portugal: Embraer KC-390;