Início Acidentes e Incidentes

Caça da Marinha Americana cai nas águas da Baía de San Diego 6r704t

Caça EA-18G | Foto: USAF/Staff Sgt. Devin Rumbaugh

Um caça Boeing EA-18G Growler da Marinha Americana (US Navy) caiu na manhã de hoje na Baía de San Diego, no sul da Califórnia. 15n1z

A aeronave, que é uma modificação do F/A-18F Super Hornet para funções de guerra eletrônica, estava com dois militares a bordo, que conseguiram se ejetar antes do avião atingir as águas da Baía de San Diego, por volta das 10h40 da manhã (15h40 no horário de Brasília) desta quarta-feira, 12 de fevereiro.

Informações iniciais dão conta que o caça tinha acabado de decolar da Base Aeronaval de North Island, que fica ao lado do local da queda. Pessoas relataram uma forte explosão e existem informações de que alguns destroços atingiram prédios próximos à baía.

A localização exata da queda ainda não foi confirmada, mas, pelas transmissões de rádio feitas pela Guarda Costeira de San Diego, o ponto de impacto foi perto da Base de Point Loma, que fica exatamente na entrada da baía de San Diego, sendo um ponto de atracamento para os submarinos da US Navy.

Na margem oposta desta base está a Base Aeronaval de North Island, que é o principal aeroporto militar da US Navy na costa sul da Califórnia. Os dois militares que estavam no EA-18G foram resgatados por embarcações civis que estavam transitando pela baía e viram os paraquedas, mas o estado de saúde dos aviadores ainda não foi divulgado.

No momento da queda, a visibilidade em toda a San Diego estava bastante limitada por nuvens baixas, chuva leve e névoa úmida. As operações no Aeroporto Internacional de San Diego não foram afetadas pelo acidente, mas os voos comerciais operam com atraso devido ao tempo ruim.

Na imagem abaixo, é possível ver a área aproximada da queda circulada em vermelho, com a Base de Point Loma ficando à direita na Península, com a Base Aeronaval de North Island, com duas pistas cruzadas, ficando à esquerda do círculo e o Aeroporto Internacional na parte inferior:

Foto: US Navy/Mass Communication Specialist 2nd Class Austin Haist

O trabalho de recuperação da fuselagem do caça Growler, de matrícula 168937 e pertecente ao esquadrão VAQ-135 Black Ravens, baseado em Whidbey Island, no estado de Washington, foi iniciado ainda na parte da manhã e o trânsito de barcos civis foi interrompido na área.