window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Caça de próxima geração foi apresentado pelos 3 países do Programa Global de Combate Aéreo

Farnborough, Reino Unido – Os três países participantes do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP) – Reino Unido, Itália e Japão – revelaram um novo modelo conceitual para a próxima geração de aviões de combate na Feira Internacional de Farnborough. A iniciativa conta com a participação das empresas líderes do setor BAE Systems (Reino Unido), Leonardo (Itália) e Mitsubishi Heavy Industries (Japão).

O novo modelo conceitual, disponível no Pavilhão 5 da feira, apresenta um design significativamente mais evoluído, com uma envergadura maior do que os conceitos anteriores, visando melhorar a aerodinâmica da aeronave de combate futura. Os engenheiros dessas empresas vêm trabalhando juntos para desenvolver o novo avião, usando uma série de ferramentas digitais inovadoras, como modelagem computacional e realidade virtual.

Herman Claesen, Diretor istrativo da BAE Systems no programa Futuros Sistemas de Combate Aéreo, comentou que, desde o lançamento do programa há 18 meses, o modelo revelado na feira de Farnborough representa um “progresso notável no projeto e conceituação deste futuro caça”.

Considerado de extraordinária relevância para a indústria e segurança de cada país participante, o modelo de aeronave, que deve estar em serviço em 2035, será um dos jatos de combate mais avançados, interoperáveis, adaptáveis e conectados do mundo.

Ele contará com um sistema de armas inteligente, uma cabine interativa orientada por software, sensores integrados e um potente radar de próxima geração, capaz de fornecer 10.000 vezes mais dados do que os sistemas atuais, conferindo a ele uma vantagem decisiva em batalha.

O avião será conhecido como Tempest no Reino Unido. Além das empresas líderes, também participam do programa como Suborporativas Líderes de Subsistema: Avio Aero (Itália), ELT Group (Itália), IHI (Japão), Leonardo (Itália e Reino Unido), MBDA (Itália e Reino Unido), Mitsubishi Electric (Japão) e Rolls-Royce (Reino Unido). O GCAP deverá gerar emprego para dezenas de milhares de profissionais qualificados nos três países, impulsionando habilidades e tecnologias industriais para o futuro.

O AEROIN está presente em mais essa edição do Farnborough International Airshow. Para conferir todas as notícias do grande evento, clique aqui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias