O presidente Trump teve uma surpresa especial durante seu comício de hoje, 28 de outubro, quando um caça interceptou um pequeno avião e deu um rápido show, com direito a flare e a tudo mais que um supersônico tem equipado. Assista ao vídeo abaixo (aguarde pelo carregamento).
O caso aconteceu na tarde de hoje em Bullhead City, no estado americano do Arizona. Trump realizava seu comício no estado da costa-oeste. que apesar de ter maioria democrata, pode garantir um bom número de delegados para a eleição presidencial de 3 de novembro.
O vídeo foi compartilhado pelo próprio Trump em seu canal oficial. Nele, o presidente primeiro comenta do barulho do caça F-16 Falcon e diz que “ama a aeronave”. Depois, ele avista o avião e pede para que o público presente também olhe para o céu, apontando para os flares soltados pelo Falcon. Vendo o caça, o público presente e o presidente foram à loucura, seguido de aplausos e dos gritos de “USA, USA, USA”, mostrando o apoio aos militares e ao país.

Os flares são contra-medidas pirotécnicas utilizadas para enganar mísseis guiados pelo calor. Basicamente, é uma espécie de explosivo que queima com uma luz incandescente muito forte, que poderia enganar o sensor térmico do míssil, que é sensível até a um cigarro.
No caso, segundo o NORAD, Comando Integrado de Defesa do Espaço Aéreo dos EUA e Canadá, o F-16 fez isso para ser visível por uma aeronave de pequeno porte (ainda não revelada), que teria entrado na zona de proibição de sobrevoo, exatamente por causa do comício.
Ainda segundo o órgão militar, o avião de pequeno porte foi escoltado para fora da zona de proibição de voos sem nenhum incidente.
(2/2) The violating aircraft was non-responsive to initial intercept procedures, but established radio communications after NORAD aircraft deployed signal flares. The aircraft was escorted out of the restricted area by the NORAD aircraft without further incident. #WeHaveTheWatch
— North American Aerospace Defense Command (@NORADCommand) October 28, 2020