
Nesta quarta-feira (21), foi anunciado que o caça furtivo (com baixa de radar, conhecido como “invisível”) de quinta geração turco chamado Kaan realizou seu primeiro voo teste.
A informação foi divulgada pelo canal de televisão TRT, o qual confirmou que o voo transcorreu com sucesso. Inicialmente, o voo inaugural do jato estava programado para ocorrer no final de dezembro do ano ado, mas foi adiado por causa da necessidade de realização de testes de solo.
O avião decolou da Base Aérea de Murted, próxima à cidade de Ancara e, após um breve voo de teste, retornou à base. Ainda não houve uma declaração oficial por parte do fabricante ou das autoridades. No entanto, alguns políticos turcos já começaram a comemorar a conquista nas redes sociais. Entre eles, Bilal Ekşi, CEO da Turkish Airlines, que comemorou: “Kaan voou, voou”.
O caça Kaan é fruto de um projeto que começou em 2017 na Turquia, parte do programa Nacional de Aeronaves de Combate executado pela Turkish Aerospace Industries. A previsão é que a produção em série do Kaan inicie em 2028.
As autoridades turcas anteciparam que, em termos de características técnicas e táticas, o avião irá superar o F-35 americano e, futuramente, substituirá os caças F-16 atualmente em serviço na Força Aérea da República turca.
Official footage of 🇹🇷 Turkiye's KAAN fighter first flight pic.twitter.com/BNuPYeLYjn
— Fighterman_FFRC (@Fighterman_FFRC) February 21, 2024