
A Força Aérea da Ucrânia destacou a pintura preta de um de seus caças MiG-29 em uma postagem no Facebook da 204ª Brigada Tática de Aviação. A estética do caça, que voa desta forma desde o ano ado, inclui listras azul e amarela nas bordas das asas, flaps e ailerons, com o intuito de “fornecer uma identificação visual rápida”.
No nariz da aeronave, um distintivo branco do “Fantasma de Kyev” também pode ser encontrado. Essa emblemática figura se tornou um símbolo da resistência e moral dos ucranianos desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.
The black “Ghosts” livery has spread to the Ukrainian 204th Tactical Aviation Brigade, with one of their Fulcrums now sporting the same paintjob originally fielded by the 40th Tactical Aviation Brigade.
— OSINTtechnical (@Osinttechnical) February 18, 2025
Source- https://t.co/DiSyx1xghrhttps://t.co/o21ady4jbE pic.twitter.com/B7jSygGpjY
A lenda do “Fantasma de Kyev” surgiu no primeiro dia do conflito, quando o canal oficial do Twitter da Ucrânia divulgou a história, posteriormente desmentida, de um piloto ucraniano anônimo que, supostamente, havia derrubado seis aeronaves russas nas primeiras 30 horas de guerra, com mais quatro abatidas dois dias depois.
Embora a repintura de caças após uma reforma seja um procedimento padrão para a Força Aérea Ucraniana, o uso da cor preta “parece ser uma anomalia” em relação aos tradicionais esquemas de camuflagem cinza pixelado, conforme relatado pelo The War Zone.
Especialistas levantam a hipótese de que essa cor “serve a um propósito psicológico”, visando intimidar pilotos russos. Outros acreditam que a pintura representa a resiliência contínua da Ucrânia diante dos desafios que enfrenta.